Universal Music removerá suas faixas do TikTok após não conseguir acordo

Isso pode ter um grande impacto no TikTok, especialmente considerando o papel crescente que a música desempenha agora no aplicativo.  

Após as negociações entre o TikTok e a Universal Music Group não terem conseguido chegar a um novo acordo sobre direitos de uso, a Universal anunciou que retirará suas músicas do aplicativo, a partir de 1º de fevereiro .

A Universal, que abriga algumas das maiores estrelas da música do planeta, incluindo Taylor Swift, Adele, Drake e Billie Eilish, diz que o TikTok ofereceu menos do que esperava tanto em compensação para seus artistas, quanto em salvaguardas sobre geração generativa. Uso de IA.

O atual acordo de direitos da Unversal com a TikTok, que foi originalmente assinado em 2021 , terminará em 31 de janeiro, após o qual todo o conteúdo de propriedade da Universal será removido do aplicativo.

Conforme Universal :

“[Universal e TikTok] não concordaram com os termos de um novo acordo e, após a expiração do acordo atual, o Universal Music Group, incluindo o Universal Music Publishing Group, deixará de licenciar conteúdo para os serviços TikTok e TikTok Music.”

A Universal chegou ao ponto de dizer que o TikTok tentou “intimidá-los” nas negociações, usando seu alcance de audiência como meio de reduzir o atual acordo de pagamento.  

 À medida que nossas negociações continuavam, a TikTok tentou nos intimidar para que aceitássemos um acordo de valor inferior ao anterior, muito inferior ao valor justo de mercado e que não refletia seu crescimento exponencial. Como ele tentou nos intimidar? Removendo seletivamente a música de alguns dos nossos artistas em desenvolvimento, mantendo na plataforma as nossas estrelas globais que impulsionam o público. As táticas do TikTok são óbvias: usar o poder de sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis ​​e tentar nos intimidar para que aceitemos um mau acordo que subvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como seus fãs.”

A Universal afirmou ainda que o TikTok “está tentando construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música” .

Em resposta, a TikTok disse que está decepcionada com o fato de a Universal ter abandonado um “veículo gratuito de promoção e descoberta” para seus artistas.

Mas mesmo que o TikTok esteja se mantendo firme e assumindo uma posição pública forte, isso será um grande golpe para o aplicativo, especialmente considerando que o TikTok tornou a música um foco muito maior ultimamente, enquanto trabalha para capitalizar seu valor crescente. como uma plataforma de descoberta de música.

Na verdade, um relatório encomendado pelo TikTok publicado em novembro passado mostrou que os usuários do T ikTok são significativamente mais propensos a descobrir e compartilhar novos conteúdos musicais no aplicativo , enquanto 75% de seus usuários também encontram novos artistas por meio de clipes do TikTok.

Isso, por sua vez, também tornou o TikTok uma consideração crítica para as gravadoras  que buscam apresentar seus artistas e faixas mais recentes. A plataforma já gerou novas carreiras ,  rejuvenesceu carreiras mais antigas e ainda hoje alguns artistas mudam os nomes de suas músicas  para se alinharem melhor às tendências do aplicativo.

Diante disso, você pode ver por que o TikTok poderia se considerar mais valioso para as gravadoras do que o contrário, o que teria influenciado nessas negociações. Mas o resultado final, que tanta música popular será retirada, terá um grande impacto, para ambos os lados.

Como tal, presumo que, de alguma forma, as partes regressarão à mesa de negociações e retificarão esta situação através de algum tipo de compromisso.

Mas a partir de agora, parece que muitas músicas pop estão prestes a ficar em silêncio no aplicativo, o que pode gerar muita confusão e frustração para os usuários do TikTok.

Fonte: Social Media Today