Com as Olimpíadas de 2024 chegando em julho, o TikTok, plataforma de vídeos curtos, criou um guia com dicas para marcas se comunicarem durante os Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados em Paris, na França
Em duas novas postagens do blog , a equipe de anúncios do TikTok forneceu uma série de dicas e notas sobre tendências relacionadas às Olimpíadas, que podem ser levadas em consideração no seu planejamento.
Em primeiro lugar, a equipe do TikTok descreveu a conversa esperada em torno do evento e quando ela começará.
De acordo com TikTok :
“ O impacto dos Jogos de Verão no TikTok é evidente na audiência notável que atrai: os vídeos do TikTok com a hashtag relacionada aos Jogos de Verão acumularam incríveis 6,9 bilhões de visualizações entre julho e agosto de 2021 (durante os Jogos remarcados em Tóquio). A conversa sobre os Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio começou meses antes da cerimónia de abertura e continuou durante semanas após a cerimónia de encerramento. ”
Você notará que o TikTok diz “Jogos de Verão” em vez de “Jogos Olímpicos”. Isso ocorre porque o Comitê Olímpico Internacional (COI) é muito ativo na proteção de sua propriedade intelectual e basicamente restringe qualquer cobertura de meios de comunicação não aprovados.
O que pode, por vezes, dificultar a cobertura e, na era das redes sociais, também apresenta alguns desafios ainda mais únicos. Mas as suas restrições permanecem em vigor, o que é digno de nota para cobertura e discussão relacionadas.
Porque as mesmas regras também se aplicam, de formas variadas, a todas as menções da empresa aos jogos especificamente. Na verdade, de acordo com a Regra 40 da Carta Olímpica , as marcas que não são patrocinadores oficiais das Olimpíadas estão proibidas de usar qualquer uma das palavras ou frases da marca olímpica, incluindo “olímpico”, “medalhas” e até mesmo “jogos”.
Pois é, é bem extenso, e se você vai montar uma campanha vinculada às Olimpíadas, também vale a pena se familiarizar com essas regras.
Você pode aprender mais sobre a Regra 40 e como ela se aplica aos jogos de Paris 2024 aqui .
Com isso em mente, a TikTok afirma que as marcas ainda podem aproveitar a emoção das Olimpíadas por meio de uma série de comunidades no aplicativo.
“O TikTok oferece às marcas um espaço natural para participar e contribuir na conversa dos Jogos de Verão. O amplo apelo do momento se estende a vários interesses e indústrias além dos esportes, incluindo Beleza e Maquiagem , Moda e Viagens . Esta rica rede de comunidades, conhecida como CommunityToks , oferece às marcas oportunidades únicas para atingir, alcançar e envolver diversos públicos com conteúdo relevante e oportuno.”
Então você realmente quer fazer conteúdo olímpico que não mencione diretamente os Jogos ou atletas dos Jogos. O que pode ser um desafio criativo interessante por si só, mas também pode levar a uma gama mais ampla de oportunidades de marketing através de um pensamento expandido.
A TikTok também compartilhou uma série de estatísticas sobre o envolvimento dos fãs no evento, o que aponta para o potencial de aumentar o conhecimento da marca.
Há algumas notas úteis aqui, junto com recomendações específicas de tipos de anúncios e oportunidades do TikTok que funcionam melhor com o evento.
E, novamente, dado que as Olimpíadas serão o foco principal entre julho e agosto, se você quiser maximizar suas oportunidades, vale a pena considerar seus ângulos potenciais e como você pode se conectar ao hype.
Orgulho nacional, envolvimento dos fãs, cenas cômicas, tudo isso pode ser uma forma de sua marca impulsionar o envolvimento relacionado, sem mencioná-lo especificamente, e quebrar as regras do COI.
Você pode ler mais dicas de ligação olímpica do TikTok aqui e aqui .
Fonte: SocialMediaToday