Especialista mostra como e por que abandonar o ‘marketês’ nas relações com clientes

Em novo livro, Carolina Fernandes incentiva pequenos e grandes empresários a abrasileirarem a comunicação para reforçar proximidade com todos os públicos

Arquivo Pessoal/Carolina Fernandes

Inbound marketing, call to action, branding, benchmarking… No mundo dos negócios, especialmente nas agências de propaganda, há quem use esses termos rotineiramente. No entanto, a realidade é diferente para muitos empreendedores que precisam se inserir no universo do marketing digital, mas se perdem em meio a tantos estrangeirismos.

Em A Tecla SAP do Marketês, a especialista em comunicação Carolina Fernandes apresenta o caminho para melhorar o diálogo com o cliente.

Publicação da DVS Editora, o livro tem como objetivo simplificar o entendimento de expressões ligadas aos processos de criação de conteúdo, manutenção de audiência, análise de dados e outras práticas tão novas quanto essenciais para quem quer manter um negócio hoje em dia.

Não adianta encher o discurso de termos em inglês, que pouco significam quando traduzidos ao pé da letra ou termos que até são em português, mas são restritos à área de comunicação e marketing. O que poderia ser sinal de profissionalização e vasto conhecimento, pode se transformar em algo incompreensível e pior (!) pedante.”

(A Tecla SAP do Marketês, p. 20)

Manual de adaptação dos jargões publicitários para o contexto brasileiro, o conteúdo da obra ajuda a gerar proximidade com todos os públicos.

Dividida em capítulos que formam um bê-á-bá do marketing digital, a novidade responde a perguntas como “Ter mais seguidores é igual ter mais autoridade?”, “O que significa ser customer centric?” e “Como fazer a análise da concorrência?”.

O volume inclui ainda um glossário com explicações e traduções de termos como upselling, cross sellingticket médiopersonacold call e muitos outros, além de direcionar o uso correto de cada um.

A autora também dá exemplos do que se deve evitar nas comunicações, como as hashtags banidas por polêmicas, e compartilha dicas para aproveitar o potencial da IA e do ChatGPT.

Como destaca o especialista em alta performance Joel Jota, no prefácio do lançamento, os ensinamentos de A Tecla SAP do Marketês são descomplicados e acessíveis, permitindo consultas rápidas a qualquer momento.

Um livro que transcende as barreiras linguísticas e oferece orientações práticas para transformar a complexidade do marketing em estratégias democráticas.

Ficha técnica

Título: A Tecla SAP do Marketês
Autor: Carolina Fernandes
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-65-5695-109-6
Páginas: 208
Preço: R$ 74,00
Onde encontrar: Amazon

Sobre a autora

Carolina Fernandes é jornalista de formação e tem MBA em Marketing. É colunista do Canal Bússola na Exame e do Portal Customer, autora, palestrante, e transita por diferentes áreas da comunicação há mais de 20 anos, atuando em multinacionais, agências de marketing e assessoria de imprensa. É também CEO e fundadora do HUB Cubo Comunicação, que nasceu com o propósito de solucionar as dores que ela tinha quando trabalhava no mundo corporativo.