Vender um produto usado apresenta uma série de desafios únicos, que variam desde a determinação do preço correto até a garantia de uma transação segura e satisfatória para ambas as partes.
O especialista em e-commerce, Alex Moro, aponta uma nova tendência de venda de usados pela internet vindo forte em 2024 e desvenda segredos e estratégias para aqueles que desejam adentrar o mercado de produtos usados no Mercado Livre.
Com anos de experiência, Moro oferece conselhos práticos para maximizar a visibilidade dos anúncios e conquistar a confiança dos compradores.
Segundo o especialista, a melhor estratégia para vender esse tipo de produto online, é criar anúncios detalhados e convincentes. “Caprichar nas fotos, mostrar os detalhes e até mesmo criar vídeos do produto são práticas essenciais. Utilizar termos como ‘garantia’, ‘segurança’ e ‘funciona perfeitamente ou devolvo o seu dinheiro’ aumenta a credibilidade e segurança na hora da compra.”
Para se destacar frente aos concorrentes, o especialista enfatiza o “Movimento do Algoritmo que gera Velocidade no Anúncio”, a sigla M.A.V.A. De acordo com Moro, esse conceito explica basicamente que não basta só criar um anúncio e esperar um milagre acontecer. É preciso manter a conta em constante movimento, observar as palavras-chave buscadas e transformar os pontos fracos do concorrente em pontos fortes do seu anúncio.
Sobre a adesão do público a produtos usados, o especialista ressalta a necessidade de usar gatilhos mentais na descrição e nas fotos para convencer os clientes da vantagem da compra. Ele destaca a importância de conectar-se diretamente com o público e ser transparente para fechar negócios de forma eficaz.
Ao abordar os tipos de produtos usados mais vendidos, o especialista menciona eletrônicos, itens automotivos, livros e itens de colecionadores. Ele destaca que a venda de usados não está diretamente ligada à construção de estoque, proporcionando uma oportunidade para os vendedores levantarem “dinheiro limpo” para investir em produtos novos.
Por fim, Moro destaca a importância das fotos e do vídeo do produto para uma conversão eficaz: “Boas fotos ajudam muito na conversão. Não é necessário fazer fotos profissionais, mas é essencial ter boa iluminação. Além disso, o vídeo do produto tem ganhado destaque no Mercado Livre, auxiliando na visibilidade e na conversão dos anúncios.”
Com as orientações de Alex Moro, vendedores no Mercado Livre têm agora valiosas estratégias para se destacarem e prosperarem no competitivo mercado de produtos usados online.