O caminho para o empreendedorismo feminino e a independência financeira pode começar onde menos se espera – nas pontas dos dedos. Especialmente no Brasil, onde o empreendedorismo feminino não para de crescer, a profissão nail designer emergiu como uma fronteira de inovação e transformação pessoal.
De acordo com levantamento do Sebrae, o número de mulheres empreendedoras é superior aos 10,3 milhões (dados de 2022), sendo que existem 21 milhões de CPNJs abertos no Brasil. Além disso, a quantidade de empresárias que geram empregos subiu 30% de 2021 para 2022 – e a tendência é continuar crescendo.
Carol Velten, maior referência nacional no assunto, está no centro dessa revolução, redefinindo o papel da nail designer na vida de inúmeras mulheres.
Deixando para trás uma carreira administrativa para seguir sua paixão pelo nail design, Carol começou em um modesto espaço improvisado, mas com determinação e criatividade, rapidamente transformou sua paixão em um negócio lucrativo. Hoje, ela não apenas domina a técnica de alongamento com fibra de vidro e cria técnicas autorais, mas também já ensinou e inspirou mais de 18.000 mulheres a criar suas próprias jornadas de sucesso.
Neste 18 de janeiro, Dia da Nail Designer, celebramos uma profissão que se tornou sinônimo de oportunidade e crescimento pessoal. O mercado de beleza no Brasil, que é o quarto maior do mundo, evidencia a crescente demanda por serviços de nail design de excelência. “As mulheres buscam soluções práticas e de baixa manutenção. Nossas alunas aprendem a oferecer justamente isso, resultando em agendas cheias e relações de confiança e fidelidade com as clientes”, explica Carol.
Além de ensinar técnicas de nail design, Carol enfatiza a importância da profissionalização. Seus cursos, incluindo um reconhecido pelo MEC, abordam todos os aspectos da profissão – desde a aplicação de técnicas até a gestão do negócio. “Nossas alunas começam sem experiência e terminam como empresárias do mundo das unhas”. Além disso, Velten alerta contra o amadorismo, que pode prejudicar a imagem da categoria, e ressalta que uma capacitação completa é fundamental para que a profissional aprenda a fazer uma unha com excelência.
Entre as alunas de Carol, todos os dias há quem compartilhe histórias de transformação. O fim do desemprego, da dependência financeira, da miséria… “São muitas histórias incríveis, uma mais forte que a outra. Entre as que mais marcantes está a de uma aluna que morava na Cracolândia, era usuária de drogas e não tinha perspectiva nenhuma de uma vida digna. Hoje ela é uma nail designer de sucesso, não usa mais drogas, se reaproximou da família… Foi uma bela mudança de vida”, celebra.
Essas profissionais transcendem a beleza estética. São empreendedoras, inovadoras e, acima de tudo, agentes de mudança na sociedade. “Ver minhas alunas prosperarem e transformarem suas vidas através do nail design é a minha maior recompensa”, conclui Carol Velten.
Quem é Carol Velten?
A Carol abandonou a estabilidade do emprego e a carreira administrativa para viver somente de unhas há apenas 4 anos (2020).
A Carol abandonou a estabilidade do emprego e a carreira administrativa para viver somente de unhas há apenas 4 anos (2020).
Quando começou, descobriu da pior maneira possível que a maior parte dos conhecimentos convencionais que vinham sendo aplicados no mercado não eram mais suficientes para uma Nail Designer ser reconhecida e valorizada.
Ela percebeu que havia uma falha na metodologia de ensino disponível no mercado, por isso, se desenvolveu para preencher essa lacuna. Com isso, se tornou a principal referência nacional em nail design. Hoje, já educou mais de 15.000 alunas através de seus cursos e formações.
Carol facilita o aprendizado e ensina como solucionar de uma vez por todas os problemas de mesa das nail designers, que impedem desde iniciantes até profissionais de alcançar o verdadeiro sucesso.
Tudo isso fez e faz parte da sua grande missão de fazer a profissão de Nail Designer ser finalmente reconhecida, respeitada, valorizada e muito bem paga.