A dívida global atingiu US$ 102 trilhões em 2024, um aumento de US$ 5 trilhões em apenas um ano. Os EUA e a China são os principais responsáveis por esse crescimento. Projeções indicam que a dívida continuará subindo em ritmo acelerado devido a fatores como envelhecimento populacional, aumento dos custos com saúde e crescentes tensões geopolíticas.
Como a maior economia do mundo, a dívida dos EUA continua aumentando, respondendo por 34,6% da dívida governamental total do mundo.
No geral, os pagamentos de juros líquidos sobre a dívida nacional dispararam para US$ 892 bilhões no ano fiscal de 2024. Até 2034, esses custos devem atingir US$ 1,7 trilhão, com custos totais de juros líquidos chegando a US$ 12,9 trilhões na próxima década. Uma montanha crescente de dívidas e taxas de juros mais altas estão entre os principais fatores que elevam os custos de juros líquidos.
Abaixo, mostramos a dívida pública bruta de 186 países no mundo em 2024:
Classificação | País | Dívida Bruta (B) | % do total mundial | Dívida em relação ao PIB |
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1 | Estados Unidos* | $ 35.293,00 | 34,6% | 121,0% |
2 | China | $ 16.464,3 | 16,1% | 90,1% |
3 | Japão | $ 10.224,1 | 10,0% | 251,2% |
4 | Reino Unido | $ 3.652,1 | 3,6% | 101,8% |
5 | França | $ 3.564,5 | 3,5% | 112,3% |
6 | Itália | $ 3.253,4 | 3,2% | 136,9% |
7 | Índia | $ 3.231,9 | 3,2% | 83,1% |
8 | Alemanha | $ 2.953,2 | 2,9% | 62,7% |
9 | Canadá | $ 2.349,9 | 2,3% | 106,1% |
10 | Brasil | $ 1.917,1 | 1,9% | 87,6% |
O que é dívida pública?
A dívida pública é o total de recursos financeiros que um governo toma emprestado para financiar suas despesas quando sua arrecadação (como impostos, taxas e contribuições) não é suficiente para cobri-las. Em outras palavras, é o montante de dinheiro devido por um país a credores internos ou externos.
Como a dívida pública é formada?
A dívida pública pode ser formada de várias maneiras, incluindo:
- Emissão de Títulos da Dívida Pública: Governos frequentemente emitem títulos (como Tesouro Direto no Brasil) que são comprados por pessoas, bancos e instituições financeiras. Em troca, o governo se compromete a pagar o valor investido com juros em uma data futura.
- Empréstimos de Instituições Internacionais: Empréstimos obtidos de organizações como o Fundo Monetário Internacional (FMI) ou Banco Mundial.
- Dívidas com Credores Internos: Financiamentos obtidos junto a bancos ou investidores locais.
- Dívidas com Credores Externos: Recursos captados fora do país, geralmente denominados em moedas estrangeiras, como dólar ou euro.
Por que os governos se endividam?
Os governos podem contrair dívidas por diversos motivos, como:
- Investimentos em Infraestrutura: Construção de estradas, hospitais e escolas.
- Despesas Sociais: Financiamento de programas sociais, aposentadorias e benefícios assistenciais.
- Emergências: Cobrir gastos inesperados em situações de crise, como pandemias ou desastres naturais.
- Déficits Orçamentários: Quando as despesas públicas são maiores que as receitas.
Tipos de dívida pública
- Dívida Interna: Contraída dentro do país, em moeda local.
- Dívida Externa: Contraída em moeda estrangeira, junto a credores internacionais.
Qual é o impacto da dívida pública?
Uma dívida pública moderada pode ser benéfica, pois permite que os governos invistam no crescimento econômico. No entanto, quando a dívida é muito elevada, ela pode gerar:
- Aumento de Juros: Tornando mais caro financiar novas dívidas.
- Risco de Calote: Quando o governo não consegue pagar suas obrigações.
- Pressão sobre os Orçamentos Futuros: Mais recursos sendo destinados ao pagamento de juros, reduzindo o dinheiro disponível para outras áreas.
Dívida Pública no Brasil
No Brasil, a dívida pública é composta por títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, e grande parte dela é interna, ou seja, detida por bancos, fundos de investimento e investidores nacionais. Em 2024, ela corresponde a aproximadamente 88% do PIB, o que significa que o país deve quase o equivalente à riqueza gerada em um ano.
Compreender a dívida pública é essencial para avaliar a saúde financeira de um país e os desafios econômicos enfrentados pelos governos na busca de equilíbrio fiscal.