Segundo O psicólogo Jeremy Dean, autor do livro: Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don’t, and How to Make Any Change Stick (Criando hábitos, quebrando hábitos: por que fazemos as coisas, por que não fazemos e como fazer qualquer mudança durar), demora em média 66 dias para formar um hábito!
Parece um longo tempo, mas é possível começar aos poucos e mudar sua vida para sempre. Esse número é uma média e ele variou bastante de indivíduo para indivíduo e, claro, dependendo do hábitos. Beber um copo de água depois do café da manhã demorou cerca de 20 dias para se transformar em hábito para um dos participantes do estudo.
Então, agora é só você fazer a sua parte! Escolha as coisas que você quer fazer e faça-as por 66 dias seguidos e, consequentemente, elas farão parte da sua vida daí para frente.
Abaixo estão sete ótimos hábitos que você deve adotar. Esses hábitos irão moldar o seu dia e levá-lo a ser uma pessoa com mais energia e mais positiva!
1. Exercite-se todos os dias
Você não precisa treinar para um Ironman, não precisa se esforçar demais no início, basta manter a constância.
O exercício estimula a produção de endorfinas pelo corpo, também conhecidas como “hormônios do bem-estar”. E se tem algo que você pode fazer para estimular o sentimento de bem, faça! É uma equação simples: se você se sentir bem, será mais produtivo.
Todos nós damos desculpas e o exercício é algo que pode facilmente ser colocado no final da lista de tarefas de qualquer pessoa.
Quando outras coisas aparentemente mais importantes surgem e preenchem todas as horas do dia, o exercício costuma ser o primeiro a desaparecer.
Encontre estímulos: convide um amigo para treinar junto ou contrate um personal trainer para obrigá-lo a estar na academia. identifique um motivo pelo qual o exercício afeta você e tem significado para você pessoalmente.
2. Pratique Mindfulness (Meditação)
Perceba quando sua mente está divagando e, pelo menos uma vez por dia, reserve alguns minutos para viver o momento. Não pense no que precisa acontecer na próxima semana e não se preocupe com algo que aconteceu ontem.
Há uma tendência a se pensar que o meditante é aquele que está sentado na posição de lótus e vive no alto da montanha e que até usa hábitos ou roupas diferentes. A psicóloga Paula Portocarrero (Presidente do Instituto Psiconsciência e Diretora da Escola de Mindfulness) explica que para praticar a mindfulness você precisa ter motivação, atenção e concentração ou foco.
Apenas respire, sinta seu coração batendo e observe o que está ao seu redor. Isso pode ser feito melhor quando estiver na natureza. Dê um passeio em um parque próximo. Ou até mesmo no seu quintal. Também ajuda se você estiver perto de animais de estimação ou outras pessoas. Pense neles vivendo e respirando na sua frente, eles também estão ali no momento!
3. Comece o dia com um pensamento positivo.
Isso pode ser feito escolhendo um pensamento para começar cada dia. Crie uma citação ou palavras de sabedoria que o inspirem e o façam feliz.
Fixe-os no espelho ou na mesa de cabeceira e crie o hábito de lê-los em voz alta para si mesmo no início de cada dia.
Como resultado, sua mente estará voltada para uma direção positiva e motivada e você começará bem o dia. Para obter mais detalhes, reserve um tempo para escrever sua frase inspiradora em uma folha de papel especial ou em seu cartão favorito.
4. Escreva uma lista de tarefas todos os dias.
As pessoas mais produtivas e bem-sucedidas do mundo vivem de acordo com esta regra. E não há nada mais gratificante do que marcar uma lista de tarefas ao longo do dia.
Se você documentar todas as tarefas que estão pesando sobre você e percorrer essa lista ao longo do dia, você sentirá uma sensação natural de euforia no final do dia.
Não adote nenhum outro hábito novo em sua vida além deste e posso garantir pessoalmente que você terá aumentado a otimização de sua mente e corpo mais do que qualquer outro curso de ação sugerido por aí. Você começará imediatamente a sentir maior energia e, como resultado, um maior nível de produtividade.
5. Você é o que você come.
Isso é algo que eu costumava dizer aos meus filhos quando eles eram pequenos. Coma fast food e outros alimentos processados e você se sentirá lento.
Coma alimentos integrais, frutas e vegetais e você sentirá muita energia por horas depois.
A nutricionista Débora Castilho (@nutri_debora_castilho) compartilhou conosco uma lista de alimentos que irão te ajudar a ter mais energia:
1️⃣ Chá verde: Melhora o fluxo sanguíneo e diminui a sensação de cansaço.
2️⃣ Mate: é consumido na forma de chá, chimarrão e tererê, por exemplo. Em sua composição se encontra cafeína e alguns compostos fenólicos que desempenham efeitos estimulantes no organismo.
3️⃣ Açaí: É revigorante e um ótimo energético natural.
4️⃣ Banana: Rica em potássio, auxilia na recuperação muscular.
5️⃣ Guaraná: age como estimulante tanto fisicamente quanto mentalmente, pois contém em sua composição a cafeína, Mas o guaraná contido nesta lista não é a bebida açucarada e, sim, a fruta pura, que é comumente encontrada em pó.
Este é um hábito fácil de adotar. Adicione muitas frutas na sua lista de compras semanal.
6. Agradeça todos os dias
Mesmo que você se repita, lembrar-se de todas as coisas pelas quais você é grato todos os dias faz maravilhas para a psique. Este exercício funciona como mágica.
Você estará em um estado humilde e aberto quando terminar. Entrar em um dia humilde e aberto só pode trazer grandeza à sua vida. E é tão simples quanto reservar um tempo para pensar e documentar todas as coisas pelas quais você é grato. Existe até um livro sobre a ciência da gratidão e como a prática da gratidão pode te deixar mais feliz!
7. Priorize uma boa noite de sono.
É cada vez mais difícil conseguir isso em nossas vidas ocupadas, especialmente se você tem filhos pequenos. Seu sono precisa ser uma prioridade. O sono dá ao nosso corpo e cérebro tempo de inatividade para reparação e crescimento.
Esta lista de sete excelentes hábitos é um ponto de partida valioso. Escolha alguns dentre eles e tenha uma vida mais produtiva. Você também pode criar a sua própria lista.
Proponho o seguinte desafio: aplique todos os itens da sua lista durante 66 dias consecutivos e perceba o impacto dessa prática em sua vida. E então, observe o que acontece no dia 66.
Seus hábitos estarão enraizados. Ao despertar no dia 66, cada item da sua lista de hábitos terá se integrado a você e à sua rotina.
Conceda mais intenção à sua vida e descubra a mágica que pode surgir.