6 tecnologias indispensáveis ​​para pequenos negócios

Você está aproveitando o potencial das inovações tecnológicas em sua empreitada empresarial

A tecnologia moderna infiltrou-se em quase todas as áreas da vida moderna, mudando tudo, desde a forma como aprendemos até a forma como fazemos compras.

Como proprietário de uma pequena empresa, você provavelmente usa várias ferramentas tecnológicas em sua vida pessoal. Você está aproveitando todo o poder das novas tecnologias em sua vida empresarial?

A tecnologia pode simplificar e agilizar diversas operações comerciais, economizando tempo, energia e até dinheiro.

Você não precisa administrar uma empresa de tecnologia de ponta para se beneficiar dessas ferramentas.

As pequenas empresas que utilizam  os avanços digitais  ganham o dobro das receitas por funcionário, registam maiores taxas de crescimento das receitas e têm um crescimento do emprego acima da média.

Quer você administre seu próprio negócio de encanamento , seja dono de uma floricultura ou trabalhe como planejador de eventos freelancer, você pode se beneficiar dessas 10 peças de tecnologia para pequenas empresas.

1. Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)

Qualquer que seja o tipo de negócio que você administra, seu sucesso depende dos clientes. Você precisa gerar leads e convertê-los em clientes pagantes para obter lucro.

Uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) é um software baseado em nuvem que permite gerenciar os relacionamentos de sua empresa com clientes potenciais e clientes existentes.

Você pode usar um CRM para melhorar o crescimento do uso, aumentar a conversão de leads e diminuir os custos de marketing. Existem várias ferramentas à sua escolha, permitindo-lhe selecionar o produto que melhor se adapta ao tamanho e tipo do seu negócio.

2. Sistema de processamento de pagamentos

O processamento de pagamentos é uma função comercial crítica em todos os setores. Como proprietário de uma empresa, você deseja facilitar ao máximo a aceitação de diversas opções de pagamento de seus clientes.

Isso os poupa da frustração e impulsiona o seu negócio. Se um consumidor não puder pagar com o método preferido, por exemplo, ele poderá procurar outro lugar.

Um sistema de processamento de pagamentos permite priorizar a conveniência do cliente, acomodando diversas opções de pagamento, como gateways de pagamento online (por exemplo: Mercado Pago, Pagseguro e PayPal).

3. Plataforma de gerenciamento de projetos

Manter o controle de várias entregas e prazos do projeto é importante para que seu negócio tenha sucesso. Isso garante a entrega pontual de bens e serviços, o que é fundamental para a satisfação do cliente.

Gerenciar vários projetos pode ser complicado, especialmente quando muitas pessoas estão envolvidas. Fica ainda mais difícil quando você tem funcionários trabalhando remotamente.

O software de gerenciamento de projetos é a solução. Ferramentas como  Trello  e  Asana  permitem que você veja quem está fazendo o quê e garanta que os projetos progridam dentro do prazo.

Você também pode usar essas ferramentas para atribuir entregas específicas a indivíduos e acompanhar tarefas. As funções de mensagens dentro das ferramentas permitem que você faça e responda perguntas, para que todos estejam sempre atualizados.

4. Redes Sociais

A mídia social não serve apenas para compartilhar fotos com amigos e familiares; tornou-se uma valiosa ferramenta de marketing e comunicação para pequenas empresas.

Você pode usá-lo para atrair novos clientes, convertê-los em leads e manter o envolvimento com os clientes existentes. Você pode nutrir ainda mais uma experiência positiva do cliente e aumentar a fidelidade usando a mídia social para compartilhar negócios.

Existem muitas plataformas de mídia social para escolher, incluindo Instagram, LinkedIn, TikTok, Facebook e Twitter. Em vez de entrar em todas as redes possíveis, concentre-se em uma ou duas que melhor se alinhem com o seu público-alvo.

Por exemplo, os consumidores mais jovens têm  maior probabilidade de serem encontrados  no TikTok ou Intagram, enquanto os consumidores mais velhos  são mais ativos  no Facebook.

5. Site comercial

O site da sua empresa é uma das ferramentas tecnológicas mais valiosas à sua disposição. Este é um espaço para você fornecer aos consumidores informações críticas sobre o seu negócio, como produtos e serviços oferecidos, preços e horários de funcionamento.

Ao otimizar seu site para mecanismos de pesquisa, você também pode gerar novos leads para o seu negócio.

Por exemplo, se você for uma ótica no Centro de São Paulo e otimizar seu site para esse local, uma pessoa que pesquisar no Google por “Ótica no Centro de São Paulo” poderá encontrar você.

Seu site é a vitrine digital do seu negócio. Não ter um site faz com que sua empresa pareça pouco profissional e pode ser um desestímulo para os consumidores. Contrate uma empresa ou use uma ferramenta pra desenvolver o seu site. WordPress e Wix são os mais usados no Brasil.

6. Ferramentas tecnológicas adicionais para pequenas empresas

Dependendo do tipo de negócio ou indústria, ferramentas tecnológicas adicionais podem ser benéficas. Aqui estão algumas opções que vale a pena considerar:

Aplicativo de calendário

Um aplicativo de calendário sincronizado como  o Google Calendar  permite que você acompanhe suas próprias reuniões e prazos. Você também pode usá-lo para coordenar com funcionários e clientes.

Aplicativo de digitalização móvel

Aplicativos de digitalização como  o CamScanner  permitem digitalizar e enviar documentos importantes rapidamente usando apenas seu telefone celular. Isso economiza tempo e permite que você fique em dia com a papelada crítica.

Software de comércio eletrônico de terceiros

Plataformas de comércio eletrônico como  o Etsy  oferecem outro meio de conexão com os consumidores. Usar uma plataforma de terceiros confiável também proporciona aos consumidores maior tranquilidade em termos de segurança.

Software de proposta

Use software de propostas para automatizar a redação e o acompanhamento de propostas. Confira ferramentas como  Better Proposals  para começar.

Educação online

Como proprietário de uma pequena empresa, você precisa estar à frente da concorrência. Isso significa melhorar constantemente suas habilidades e as habilidades de sua equipe. Plataformas de educação online como  o Google Digital Garage  oferecem acesso gratuito a conhecimentos valiosos.