Empreender na indústria pode ser uma oportunidade única para muitas pessoas, porém é uma tarefa regada por desafios. Muito disso está ligado ao rápido avanço das inovações tecnológicas, além de uma crescente demanda por soluções sustentáveis, fazendo com que os empreendedores precisem se adaptar a essas questões se quiserem ver seu negócio prosperar.
Segundo o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a principal entidade global focada no progresso tecnológico, as tendências mais significativas para 2025, especialmente para o setor empresarial e industrial, envolvem avanços em inteligência artificial (IA), tecnologia de gêmeos digitais, Internet das Coisas (IoT) e robótica. Esses temas foram destacados na recente edição do Futurecom, realizada de 8 a 10 de outubro deste ano.
“São alternativas que podem garantir uma grande vantagem para novos empreendedores no setor, mas é bom lembrar também que cada estratégia tem seus próprios desafios. Sendo assim, é necessário um planejamento cuidadoso para alcançar e aproveitar ao máximo os benefícios esperados”, explica Marcela Fernandes, Analista de Marketing da Fornalha Mineira.
Empreendendo com eficácia
Para Marcela, as principais tendências que podem impulsionar as empresas que desejam se inovar na indústria são tecnologia, sustentabilidade, personalização de produtos, digitalização de serviços e formação de parcerias.
Abaixo, ela detalha como essas medidas podem ser eficazes para começar a empreender na indústria. Confira:
1. Inovação tecnológica e automação. “Investir em novas tecnologias pode custar caro e exigir um pouco de adaptação, além do treinamento da equipe para usar essas ferramentas. Por isso, é preciso entender bem o que sua operação precisa e quais tecnologias trazem mais retorno para seu negócio”, diz.
2. Sustentabilidade e economia circular. “Adotar práticas sustentáveis, na maioria das vezes, exige grandes mudanças, principalmente financeiras, nos processos e na cadeia de suprimentos. A melhor solução é criar um plano claro para a sustentabilidade e avaliar como essas práticas vão impactar o meio ambiente e seu bolso a médio e longo prazo”, ensina.
3. Personalização e customização de produtos. “Fazer produtos personalizados requer lidar com uma demanda imprevisível. Desse modo, é importante monitorar o que seus clientes gostam de consumir, a fim de manter os processos de produção flexíveis para lidar com a variação na demanda”, prossegue.
4. Digitalização e comércio eletrônico. “A competição online é feroz, então, sem dúvida, é necessária uma boa estratégia para se destacar no mercado. Uma plataforma de e-commerce sólida e estratégias de marketing digital eficientes são o primeiro passo, mas não deixe de monitorar o desempenho da sua loja online – isso te ajudará a realizar os ajustes necessários para manter a competitividade”, ensina.
5. Parcerias e colaborações estratégicas. “Escolha parceiros que compartilhem seus valores e objetivos e estabeleça acordos claros desde o começo, mantendo sempre uma comunicação aberta e transparente para garantir que a colaboração seja bem-sucedida”, conclui Marcela Fernandes.