Lavanderia self-service: economia inteligente e modelo de negócio lucrativo

Lavô inaugura uma unidade a cada 30 horas

Unidade Lavô - divulgação

As lavanderias self-service vivem um momento de ascensão nos últimos anos, principalmente por serem negócios eficientes e lucrativos. Com o avanço da tecnologia e a democratização do serviço, esse mercado destaca-se pelo baixo custo operacional, alta demanda e acessibilidade, podendo ser utilizado por diferentes públicos nos mais diversos lugares.

Com mais de mil unidades comercializadas, a Lavô, vê essa tendência consolidar-se cada vez mais. A rede de franquias, que inaugura uma unidade a cada 30 horas, faturou R$20 milhões em 2025 e prevê crescimento de 20% para este ano.

Há sete anos no mercado e cinco no franchising, a rede segue em franca expansão pelo país presente em todas as regiões. “A Lavô traduz muito bem a busca dos empreendedores por um negócio lucrativo, mas que também permite ter tempo com a família e aproveitar momentos especiais.

Para o consumidor, por exemplo, conta a questão da economia de tempo e praticidade. A rede tem atraído cada vez mais franqueados porque, de ambos os lados, é um diferencial na vida das pessoas, que deixam de passar tempo demais no escritório ou se preocupando com as roupas”, afirma Angelo Max Donaton, CEO da rede. 

Para o empresário, esse segmento se tornou uma fonte de renda estável e lucrativa para quem deseja empreender, principalmente para quem busca um negócio de autoatendimento.

“Os clientes utilizam as máquinas de lavar e secar de forma independente, o que reduz a necessidade de funcionários e também permite um modelo de operação 24 horas. Isso aumenta a receita e não gera custos fixos, já que o gerenciamento pode ser feito à distância”, completa.  

Com modelos para salas comerciais, condomínios e até em contêineres, a marca se tornou uma franquia rentável com investimentos a partir de R$149 mil para condomínios residenciais e R$230 mil para loja e container.