Dell e Intel e Instituto Caldeira vão levar 4 startups ao SXSW 2024; saiba como participar

O SXSW, um dos principais e mais cobiçados eventos de inovação do mundo.

Foto: Reprodução

A Dell Technologies, o Instituto Caldeira e a Intel vão levar 4 startups brasileiras para o maior festival de inovação e criatividade do mundo com tudo pago – o South by Southwest (SXSW), um dos eventos inovação mais cobiçados, que ajuda a traçar os rumos na economia criativa e tecnologia. O SXSW é tradicionalmente realizado em Austin, no Texas, e a próxima conferência acontece de 8 a 16 de março de 2024.

As startups que desejam participar precisam se inscrever neste link até 10 de dezembro, data em que se encerra a primeira etapa da competição. A segunda etapa selecionará 20 startups, que vão apresentar seus pitches à uma banca avaliadora. O anúncio das 20 finalistas será feito no dia 13 de dezembro. Já no dia seguinte acontecem as apresentações, e a divulgação da campeã está marcada para 15 de dezembro (veja mais sobre o regulamento e as etapas abaixo).

Essa será a terceira participação consecutiva do Caldeira no SXSW, conferência que acontece há 38 anos no Sul dos EUA.  Em 2023, a comitiva do hub de inovação acompanhou uma série de painéis e conteúdos. Um deles foi sobre os impactos da inteligência artificial generativa com Greg Brockman, co-fundador do ChatGPT e DALL-E.  

Sobre o evento

South by Southwest® é um festival fundado em 1987 em Austin, Texas. O SXSW® é mais conhecido por suas conferências que celebram a convergência de tecnologia, cinema, música, educação e cultura.

Além de ser um epicentro das tendências que vão pautar os principais mercados do mundo nos próximos anos, o SXSW também é uma oportunidade para realizar conexões e trazer insights valiosos. 

“Esse importante encontro reúne milhares de empreendedores, inovadores e de inquietos que buscam entender os impactos das novas tecnologias, no que diz respeito ao comportamento e as tendências para os principais mercados do mundo”, explica Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira.

Segundo Valério, a iniciativa para levar startups ao SXSW é uma chance única de visibilidade a nível global para negócios brasileiros.

E além da presença no evento, os empreendedores escolhidos terão a oportunidade de se conectar com parceiros das instituições que estarão presentes no evento e na Casa Dell, sediada em Austin.

Como vai funcionar?

As inscrições para a primeira fase acontecem até 10 de dezembro neste link. Qualquer empresa caracterizada como startup pode se inscrever, exceto consultorias, software houses e serviços, por não se enquadrarem no perfil.

Para seleção das startups que passarão à segunda fase, os seguintes critérios serão considerados: impacto, inovação, escala e tecnologia. 

A divulgação das 20 startups pré-selecionadas para a Etapa 2 será realizada em 13 de dezembro. A terceira etapa consiste na apresentação das finalistas frente a uma banca avaliadora, no dia 14 de dezembro, para que no dia seguinte o anúncio oficial das quatro vencedoras seja feito. 

Dentre os recursos cobertos pelo programa, estão as passagens de ida e volta – limitada a um representante por startup -, hospedagem durante os cinco dias de evento, transporte do aeroporto ao hotel e vice-versa, ingressos para o SXSW 2024 e um auxílio alimentação. As startups que tiverem interesse em participar precisam ter o visto para entrada nos Estados Unidos.