Na era digital, a venda de produtos e serviços pela internet tem se tornado uma prática cada vez mais comum e, muitas vezes, indispensável para o sucesso nos negócios. Seja você um empreendedor iniciante ou experiente, é preciso compreender as diversas modalidades de vendas disponíveis para ter sucesso no e-commerce.
O comércio eletrônico experimentou um notável aumento nos últimos anos, impulsionado pela comodidade oferecida aos consumidores e pelas inúmeras possibilidades que a internet proporciona. Segundo dados atualizados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o e-commerce brasileiro está em constante crescimento desde 2015 e a estimativa é de que este setor movimente R$185,7 bilhões em 2023, quase 20 bilhões a mais do que no ano anterior.
Conforme dados da Abcomm, é previsto que o ano de 2023 encerre com um total de 395 milhões de transações online. Mantendo a tendência de crescimento observada nos anos anteriores, a associação estima que os próximos cinco anos também serão marcados por expansão, alcançando um faturamento de R$273 bilhões e um volume total de 498 milhões de pedidos até 2027.
Dicas para potencializar suas vendas online
Invista na Experiência do Usuário (UX)
Invista em uma plataforma de fácil navegação, com descrições detalhadas e imagens de alta qualidade. Aliado a isso, adicione recursos como chat ao vivo para suporte imediato e notificações em tempo real para manter os usuários ou participantes – caso seja um leilão – informados.
Além dessas dicas, o CEO da Codeby, a Keyrus Company, Fellipe Guimarães sinaliza: “É fundamental para as empresas não apenas monitorar as ações dos usuários, mas também observar seus pensamentos e sentimentos. Tendências como o uso de aplicativos de mensagens, a integração das melhores práticas das lojas online e físicas, assim como a ênfase na personalização e customização, são aspectos que vieram para ficar”.
Aproveite as tendências tecnológicas
As tendências tecnológicas precisam estar no horizonte tanto dos vendedores online quanto das empresas interessadas em realizar ou participar de leilões. Entre as projeções para 2024, a implementação da Realidade Aumentada (RA) destaca-se como uma das principais tendências do setor.
A capacidade dessa tecnologia de permitir que os consumidores visualizem produtos de maneira interativa oferece uma experiência de compra virtual mais imersiva. Esse aspecto revela-se particularmente relevante para os leilões, pois viabiliza a apresentação detalhada dos itens em oferta, aprimorando, assim, a eficácia do processo.
Adicionalmente, a adoção de sistemas baseados em IA e chatbots pode elevar a qualidade do atendimento ao cliente. Tais tecnologias têm a habilidade de responder a dúvidas em tempo real e personalizar recomendações, contribuindo para uma interação mais eficiente e aumentando a satisfação dos usuários.
O diretor de Estratégia da 80 20 Marketing e especialista em negócios digitais no Metaverso, Kenneth Corrêa, destaca: “Conforme os consumidores se tornam mais adeptos à digitalização, utilizando novos dispositivos e dedicando mais tempo a experiências alternativas e imersivas, como jogos, metaverso e redes sociais, é importante que o varejo esteja presente nestes espaços. Caso contrário, corre o risco de perder clientes.”
Faça anúncios online
Para indivíduos iniciantes no universo dos anúncios online, a identificação do canal mais propício para gerar vendas e resultados é o primeiro passo. É importante começar por um único canal e, à medida que os lucros se acumulam, expandir para outras plataformas.
Há opções como YouTube, a rede de pesquisa do Google, o recurso de descoberta em produtos do Google, além de plataformas como Instagram e Facebook. A estratégia inicial consiste em dominar completamente uma ferramenta antes de se aventurar em múltiplos canais, partindo de uma abordagem mais focada e eficaz para maximizar os resultados.
Nesse contexto, a segmentação de mercado é outro fator de grande relevância, pois organiza os consumidores em grupos com base em características de perfil e preferências, orientando as decisões de marketing. Ao segmentar, a empresa pode atender às necessidades de diferentes grupos do público-alvo, inclusive promovendo campanhas para potenciais clientes e aqueles que ainda não conhecem a marca, serviço ou produto oferecido.
Construa uma identidade de marca forte
Destaque-se da concorrência desenvolvendo uma identidade de marca única. Isso cria confiança e fidelidade entre os consumidores, tornando sua loja online mais atrativa. “Quando falamos de branding, estamos mergulhando no universo da identidade da marca, uma fusão complexa de elementos que vai muito além de logotipos e paletas de cores. O branding é a arte de construir e moldar essa identidade, dando vida a uma entidade comercial distinta e reconhecível”, afirma Eduardo Augusto, CEO da IDK.
“A identidade da marca é a expressão mais tangível do branding. É a forma como a marca se apresenta visualmente, verbalmente e emocionalmente. Cada detalhe, desde o tom de voz nas mensagens até o design dos produtos, contribui para a construção dessa identidade singular”, complementa.
Leilões online: uma alternativa para vender mais na internet
Uma tendência em ascensão no mercado digital são os leilões online, que permitem adquirir desde itens de colecionadores até mercadorias de segunda mão. Desse modo, quem tem uma loja virtual de produtos novos ou usados encontra nos leilões uma excelente alternativa para comercializar seus itens. Com a possibilidade de atingir um público diversificado, os vendedores podem maximizar suas vendas e oferecer uma experiência diferenciada aos compradores.
“Muitas organizações, ao atualizarem seus inventários ou implementarem alterações estratégicas, deparam-se com o desafio de ter que comercializar quantidades expressivas de produtos. Nessas circunstâncias, os leilões online são uma ótima opção, pois viabilizam uma maneira ágil e dinâmica para liquidar estoques, ao mesmo tempo em que proporcionam aos compradores a oportunidade de adquirir produtos a preços competitivos”, destaca o CEO da plataforma de vendas Kwara, Henri Zylberstajn.
Há também os leilões especializados, que são eventos nos quais os participantes competem para adquirir bens ou serviços por meio de lances, seguindo regras específicas que variam conforme o tipo de leilão. Uma modalidade em ascensão são os leilões online, cada vez mais comuns devido à sua praticidade.
Em razão disso, é recomendável identificar leilões online especializados em sua área de atuação e participar desses eventos. Como resultado, pode não apenas simplificar o processo de compra e venda, mas também atrair compradores mais interessados, aumentando significativamente as chances de sucesso nas transações.
“O cenário de leilões experimentou uma notável expansão pós-pandemia, e essa trajetória ascendente continua. Contudo, enxergamos o potencial deste segmento como uma área ainda mais promissora para impulsionar a economia. A integração de avanços tecnológicos tem simplificado as interações no mercado de leilões, tornando-o mais acessível a uma audiência diversificada”, explica Zylberstajn.
Promova transparência nas transações
Em 2022, golpes virtuais no Brasil causaram um prejuízo estimado de aproximadamente R$551 milhões, conforme revelado por uma pesquisa realizada em parceria entre AllowMe e a plataforma de comércio eletrônico OLX.
Empresas que garantem a transparência em suas transações, além de transmitir segurança e profissionalismo, contribuem para fomentar a fidelidade dos clientes, reduzir reclamações, otimizar a organização interna e elevar a reputação nos marketplaces, atraindo novos clientes.
“A prioridade das organizações deve ser manter a transparência em todas as interações. Na Kwara, implementamos políticas claras em relação a pagamentos, envios e devoluções. Acreditamos que a transparência não só constrói confiança, mas também fortalece nossa posição como uma marca confiável no mercado.”, finaliza o CEO da plataforma de leilões Kwara.