5 motivos para implementar tablets em franquias

Especialista da Goomer apresenta as principais vantagens para o uso de tablets em restaurantes como estratégia para melhorar a operação e experiência do cliente

Foto: Reprodução (Goomer blog)

A digitalização no setor de alimentação tem se destacado como uma estratégia para melhorar a operação e a experiência do cliente. De acordo com a Goomer, líder em soluções digitais no setor de food service, a demanda por essa solução cresceu nos últimos três anos, período em que o número de tablets ativos no mercado mais que dobrou, alcançando 40 mil unidades fornecidas pela empresa.

Permitindo maior otimização do trabalho das equipes e autonomia para os clientes, a adoção de tablets de autoatendimento avança como uma solução eficiente, principalmente para franquias. “Os tablets de mesa oferecem uma experiência mais fluida e intuitiva para o consumidor, garantindo autonomia para explorar o cardápio e personalizar pedidos sem pressa, ao mesmo tempo em que potencializa a eficiência do atendimento”, afirma Isaac Paes, CMO da Goomer.

Abaixo, o especialista listou os 5 principais benefícios da implementação de tablets para autoatendimento em mesa em franquias de restaurantes. Confira:

  • Aumento do ticket médio

Restaurantes que utilizam autoatendimento registram um aumento médio de 20% no ticket médio, segundo a QSR Magazine. “A interface digital dos tablets sugere acompanhamentos, sobremesas e upgrades, incentivando escolhas adicionais sem a necessidade de intervenção dos atendentes. Com isso, os clientes se sentem mais à vontade para explorar opções extras, impactando diretamente no faturamento”, explica Paes.

  • Melhoria na experiência do cliente

Pesquisas da National Restaurant Association indicam que 60% dos consumidores preferem fazer pedidos sem interação com atendentes. “Os tablets permitem que os clientes explorem o cardápio no próprio ritmo, personalizando pratos e realizando pagamentos sem espera. Essa autonomia melhora a satisfação e aumenta a fidelização”, analisa o CMO da Goomer.

  • Redução de erros

O uso de tecnologia no food service pode reduzir custos operacionais em até 30%, segundo a Deloitte. “A digitalização dos pedidos reduz falhas de comunicação entre cliente, equipe e cozinha, evitando erros comuns de anotações manuais. Isso minimiza desperdícios e retrabalho, tornando a operação mais eficiente”, afirma Paes.

  • Maior eficiência da equipe

Com os pedidos automatizados, os funcionários podem focar na hospitalidade e no atendimento personalizado. “A redução de tarefas repetitivas melhora o fluxo de trabalho, especialmente em horários de alta demanda, tornando o ambiente mais produtivo e equilibrado”, analisa o executivo.

  • Garantia de padronização das franquias

Para redes de franquias, a consistência no atendimento é essencial. “O uso de tablets garante que todas as unidades operem com os mesmos padrões, eliminando discrepâncias na forma como os pedidos são registrados. Além disso, facilita a atualização centralizada do cardápio e promoções, garantindo controle e eficiência na gestão”, aponta Paes.

O impacto dos tablets no food service

Segundo o especialista, a digitalização não é apenas uma tendência, mas sim uma estratégia. “O cenário mostra que a digitalização é estratégica para impulsionar a operação e a rentabilidade do setor de alimentação. A tendência é que o mercado busque cada vez mais por otimização, e seguir inovando cada vez mais em tecnologia para atender às demandas dos restaurantes e clientes é o nosso objetivo”, conclui o CMO da Goomer.