Pesquisa aponta chocolates, panetone e itens de higiene e beleza como opções de presente no natal

As três somaram R$ 1,7 bilhão em presentes no ano passado.

Foto: Freepik

Uma pesquisa feita pela Kantar aponta três categorias que se destacam como itens presenteáveis no natal: higiene e beleza, chocolates e panetones. As três somaram R$ 1,7 bilhão em presentes no ano passado.

O levantamento também apontou que 18% do faturamento da cesta de higiene e beleza em dezembro é relativo a presentes, um número que ficou abaixo apenas das compras de Dia das Mães, com 25%.

Em 2022, 9,7 milhões de pessoas ganharam presentes da categoria. Cada uma recebeu, em média, 3,4 unidades, o que equivale a R$ 84,27.

Higiene e beleza

Dentro da categoria, os presentes mais comprados foram de perfumaria, com 47,2% de importância em valor em dezembro do ano passado. Seguido pelo creme corporal, com 17,5%. Contudo, ambos cederam espaço para opções mais acessíveis. Isso porque 1/3 do faturamento da categoria foi composto por “mimos” de no máximo R$ 30.

Chocolates

Sobre a cesta de chocolates, 24,6 milhões de pessoas foram presenteadas com o doce no Natal do ano passado – o que corresponde a 17% dos indivíduos. Cada um deles ganhou em média 360 gramas e o equivalente a R$ 18,87.

Os consumidores gastaram bastante com bombons devido ao seu formato de preço, que é 10% abaixo da média de presentes natalinos, além da possibilidade de compartilhamento. É importante observar que a maior parte das lembrancinhas dentro da cesta (55,1%) ficou na faixa de preço entre R$ 10 a R$ 20.

Panetones

A categoria que simboliza o Natal, o panetone, cresce como opção de presentes ano a ano. Como em 2020 e 2021, por exemplo, em que apresentou uma alta de 76% em consumo, dado que reflete a recuperação pós-confinamento. Já entre 2021 e 2022, o alimento teve um aumento de mais 3% em volume.

O sabor tradicional de frutas cristalizadas segue sendo o líder e avançando como escolha na hora de presentear. No Natal de 2022, ele apresentou 44,9% de importância em volume. A maior parte dos panetones comprados para presente na última comemoração se concentrou em tamanhos de 500 gramas ou mais (48%), destacando-se as versões recheadas ou com cobertura.

Luisa Teruya, Gerente de Marketing da Kantar, ressaltou que “os canais de compra devem levar em conta que dezembro é um mês em que há diversos estímulos além da média – férias, festas, compromissos, comunicação in e outdoor, online e offline, presentes, entre outros. Nesse sentido, não apenas preço, mas conveniência, rapidez e sortimento adequado podem fazer a diferença na disputa pela preferência do consumidor.”

Fonte: E-commerce Brasil