Nestlé aumenta vendas online de cafés ao investir em tecnologia Lett

Estratégia de otimização de conteúdo fomenta crescimento expressivo da multinacional de alimentos e bebidas na categoria

A falta de visibilidade de um produto na gôndola do supermercado resulta frequentemente em perda de vendas, valendo também para o universo do e-commerce.

Diante desse desafio, a Nestlé decidiu desenvolver uma estratégia junto com a Lett, marca da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo.

Como resultado dessa parceria, em apenas três meses, foi alcançado um aumento de 80 pontos percentuais (p.p.) no sell-out, ou seja, das vendas ao consumidor final, na categoria “Cafés” na Amazon.

O principal desafio identificado pela Lett estava na qualidade das informações sobre os produtos dentro dos marketplaces. Muitos itens da Nestlé careciam de descrições comerciais completas, imagens adequadas e informações essenciais, como sabor, ingredientes e modo de preparo.

Em alguns casos, produtos de alto volume de vendas contavam com descrições de apenas oito palavras e sem detalhes cruciais para a tomada de decisão do consumidor.

No comércio eletrônico, em que o consumidor não interage fisicamente com o produto, a falta de informações adequadas impacta diretamente as vendas e leva ao abandono de carrinho.

Como mostra a pesquisa “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, 49,2% dos entrevistados afirmaram já terem desistido de uma compra ao perceber erros nas descrições dos produtos, enquanto 57,3% disseram que a falta de fotos ou a exibição de imagens de baixa qualidade influenciam a decisão de compra.

A solução

A fim de ampliar a visibilidade e a conversão dos produtos na Amazon, Nestlé e Lett aperfeiçoaram a qualidade do conteúdo disponível na plataforma, em conjunto com o calendário promocional que estava sendo praticado no período.

A estratégia consistiu em replicar as informações completas já presentes no site oficial da multinacional para os marketplaces, garantindo descrições mais detalhadas e visuais aprimorados.

A implementação seguiu um plano estruturado em seis etapas com foco na padronização das informações, melhoria da apresentação dos produtos e incremento da relevância nas buscas.

“Devemos considerar a experiência completa do cliente no e-commerce assim como ocorre na loja física. O consumidor deseja comparar produtos, marcas e preços. Ao fornecer o máximo de detalhes e características a respeito dos itens, facilitamos a tomada de decisão, esclarecemos possíveis dúvidas e aumentamos as chances de conversão”, explica Gabriela Nusbaum, especialista de E-Commerce da Nestlé.

Os resultados

A estratégia gerou impactos significativos para a Nestlé. Em maio de 2024, a marca registrou um crescimento de 80 p.p. no sell-out de cafés em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, houve um acréscimo de 30 novos itens de café na busca do varejo, estendendo a presença digital da Nestlé e fortalecendo sua relevância para palavras-chave relacionadas a “café”, evidenciando como a execução dos produtos junto com as estratégias comerciais resultaram no aumento das vendas.