Ainda com foco no marketing, o capítulo 12, escrito pelo fundador do Grupo Duo&Co, agência 360º e ecossistema de negócios digitais, João Brognoli, dispõe acerca da importância da análise do público-alvo e da experiência que está sendo gerada para o cliente para que o marketing consiga permanecer relevante e gere bons resultados aos donos dos negócios.
O capítulo 13, por sua vez, volta a tratar do assunto comunicação. A gerente executiva e coordenadora de comunicação do Sindilojas Caxias, Lisandra De Bona, destaca como a comunicação deve ser diferente dependendo do interlocutor que está recebendo a informação.
Profissionais da Ellox Inteligência Digital, os empresários Tatiana Hauschild e Nathã Giuseppe Longhi, juntam forças, no capítulo 14, para tratar da importância da estratégia e da coleta de dados para se construir um negócio de sucesso.
A arquiteta e diretora-executiva e designer de produtos (eletrodomésticos) da Venax, Fabiana Bergamaschi, se dirige àqueles preocupados com a linha sucessória em uma empresa familiar, no capítulo 15, abordando as principais dificuldades enfrentadas e os passos mais importantes a que se deve prestar atenção.
Escrito pela empresária e administradora, Marta Regina, o capítulo 16 aborda os cuidados necessários para o exercício de uma liderança correta e com propósito.
No capítulo 17, o tema contabilidade volta a ser debatido. A contadora e sócia da Schumacher Contabilidade, Cristiana Schumacher, destaca como interessar-se e cuidar dos números da empresa é fundamental para crescer e ter previsibilidade nos negócios.
Já o capítulo 18 é caro aos leitores cujas empresas vêm passando por dificuldades financeiras. Nele, a consultora estratégica e financeira e sócia da empresa Inspirare Risultato Consultoria e Treinamento, Maria Cristina Lima Frosi, mostra como um processo de recuperação judicial pode ser organizado e conduzido para que uma empresa se recupere e tenha saúde financeira no futuro.
Investimentos como ferramentas para uma vida de independência financeira e oportunidades é o tema do capítulo 19, escrito pela educadora financeira e assessora de investimentos, Fernanda Dorneles. Organizar-se financeiramente para investir também é fundamental. Assim, o capítulo 20, de autoria da especialista em gestão financeira e fundadora da Troiana Serviços Administrativos, Rafaela Troian, trata da importância de traçar metas, ter clareza dos objetivos de vida e de como fazer para atingi-los. Já o capítulo 21 aborda a importância da apresentação visual para a autoestima e negócios. A cirurgiã-dentista, especialista em Implantodontia e Prótese Dentária e Harmonizadora Orofacial, Clarissa Fernandes Celestino, trata especificamente sobre o poder que o sorriso e rosto como um todo têm na vida das pessoas.
O processo sucessório de uma empresa familiar volta a ser assunto do livro no capítulo 22. Diretora-executiva e sócia da Mobensani Borracha Automotivas, grupo econômico familiar, Suzane de Azevedo relata como o autoconhecimento foi fundamental para que sua experiência como sucessora não fosse uma sentença, mas um processo de conquistas pessoais e profissionais. Já o capítulo 23 aborda como a inclusão feminina é um aspecto fundamental para o desenvolvimento de uma cultura organizacional benéfica aos negócios. Neste capítulo, a empreendedora e líder da Transportes Barkert, Josiéli Barkert, destaca a importância das mulheres se desenvolverem e se tornarem protagonistas em suas carreiras.
De autoria do engenheiro mecânico e diretor e fundador da autotech Compre sua peça, Iago Atila Azevedo Couto, o capítulo 24 versa sobre como as crenças e os bloqueios mentais de um empreendedor podem interferir nos resultados do seu negócio. Escrito pelo empreendedor, palestrante e consultor na área de vendas, Darlan Wilsmann, o capítulo 25 também discorre sobre a importância dos processos internos mentais na busca por resultados almejados, destacando a necessidade de unir mentalidade, ambição e habilidade.
No capítulo 26, os organizadores do livro, Fernanda Tochetto e Isaac Bertuol discorrem, a partir de sua experiência pessoal, sobre como o ajustamento da vida em casal é de suma importância para a prosperidade dos negócios e da família. Por fim, no último capítulo do livro, a engenheira química, empresária e sócia-fundadora da Eco Diehl Saneamento, Franciele Diehl, trata sobre as relações interpessoais quando se trabalha em uma empresa familiar. Conforme Franciele, é preciso fazer uma separação bem clara entre vida pessoal e negócio, para que a vida em família seja mais leve e feliz.