O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil. Ele foi lançado em 5 de outubro de 2020 e permite que pessoas físicas e jurídicas façam transferências e pagamentos de forma rápida, segura e gratuita.
O Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos feriados. Para utilizá-lo, basta ter uma conta bancária, seja ela corrente ou poupança, em uma instituição financeira participante do sistema.
Como funciona o Pix?
O Pix utiliza a tecnologia de pagamentos instantâneos (PPI) para processar as transações. Essa tecnologia permite que os pagamentos sejam realizados em tempo real, sem a necessidade de compensação.
Para fazer uma transferência ou pagamento via Pix, basta informar a chave Pix do destinatário. A chave Pix pode ser o CPF, o CNPJ, o número do celular ou o e-mail do destinatário.
Dados do último ano
O Pix foi um sucesso em seu primeiro ano de operação. Em 2022, foram realizadas mais de 1,5 bilhão de transações via Pix, com um volume total de R$ 1,2 trilhão.
O Pix se tornou o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, ultrapassando o cartão de crédito e o boleto bancário.
Velocidade de disponibilização dos recursos na conta do recebedor: os recursos são creditados em até 10 segundos, em 99% das transações.
Conheça os 8 benefícios de usar o Pix, segundo o Sebrae:
1 Custo baixo: Pix chega para reduzir custo de transação, beneficiando pequenos negócios.
2 Disponibilidade: o Pix pode ser feito 24 horas por dia, em todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos e feriados.
3 Multiplicidade de casos de uso: o Pix atende a todo e qualquer pagamento ou transferência feita hoje no Brasil, incluindo transferências entre pessoas, entre empresas, quitação de faturas e pagamentos ao governo.
4 Conveniência: o Pix pode ser usado com cadastramento de chave de número de aparelho celular, CPF ou leitura de um QR Code.
5 Melhoria da gestão do fluxo de caixa da empresa
6 Pagamento da DAS (Simples Nacional) por meio do Pix. Acesse o passo a passo aqui.
7 O potencial do Pix para o comércio eletrônico é de aumento da eficiência, recebimento imediato dos recursos, melhor gestão do estoque e agilidade no envio dos produtos.
8 Velocidade de disponibilização dos recursos na conta do recebedor: os recursos são creditados em até 10 segundos, em 99% das transações.