6 razões pelas quais correr é o esporte perfeito para empreendedores

Correr é uma forma fantástica de exercício, tanto para a mente como para o corpo, mas também pode ter uma influência significativa na sua mentalidade empresarial

Foto: Freepik

Hoje, 31/12, o dia da Corrida de São Silvestre, que está em sua 98ª edição,  realizada anualmente no último dia do ano nas movimentadas ruas de São Paulo, é muito mais do que uma simples competição esportiva. Ela é um marco no calendário de corredores e atletas amadores, representando o primeiro passo em direção a um desafio maior: a maratona.

Para muitos, a São Silvestre não é apenas uma corrida, mas um teste pessoal de superação, que exige preparação, dedicação e resistência. Exatamente o que o empreender exige daqueles que decidem trilhar o caminho de ter o próprio negócio.

Ao longo dos anos, essa icônica corrida de rua tornou-se um símbolo de determinação e perseverança, atraindo participantes de todas as idades e níveis de aptidão física em busca de conquistas individuais significativas.

Correr é uma forma fantástica de exercício, tanto para a mente como para o corpo, mas também pode ter uma influência significativa na sua mentalidade empresarial, dadas as suas raízes como desporto de resistência.

Conheça 6 razões pelas quais correr é o esporte perfeito para empreendedores

1. É barato e fácil

Todo empreendedor iniciante pode apreciar algo que seja econômico e que não nos torne dependentes da agenda de outra pessoa. Se você possui um par de tênis de corrida, pode ser um corredor.

2. É energizante

O dinheiro pode ser o fogo que mantém viva uma empresa, mas a energia pessoal do empreendedor é o oxigênio.

Sem um sentimento de entusiasmo e paixão, o empreendedor não conseguirá inspirar confiança nos funcionários, investidores, fornecedores, clientes… para não mencionar o cônjuge preocupado. Portanto, precisamos encontrar maneiras de reabastecer continuamente.

Ao contrário da percepção de que o exercício esgota a energia de uma pessoa, acho que o esforço diário aumenta o meu nível de energia.

3. Alivia o estresse

Os empreendedores enfrentam pressão de todas as direções e a tensão pode ser avassaladora. Correr não faz os problemas desaparecerem, mas pode criar momentos raros e solitários para ganhar perspectiva. E, igualmente importante, correr cria momentos em que não consigo tomar medidas imediatas para lidar com os desafios que estou enfrentando. (Quando eu corro, o telefone só serve para ouvir música!)

4. Proporciona momentos na natureza

Passamos grande parte da vida em quartos sem janelas e com ar condicionado, desconectados do mundo natural.

Uma corrida matinal, mesmo que seja no escuro às 5 da manhã, ajuda a garantir que estou respirando ar não processado e interagindo com as plantas e animais ao meu redor.

Passar uma hora na natureza também ajuda a inspirar um senso de humildade. Quando as coisas vão bem, não é difícil para um empreendedor adquirir uma sensação inflada de poder.

5. Ensina resistência e perseverança

Além do lembrete óbvio de que expandir uma empresa é uma maratona e não uma corrida, o treinamento à distância ajuda a desenvolver a resistência física necessária para lidar com as longas horas e as demandas de viagens de um empreendedor.

Também ajuda a reforçar que não há atalho para o sucesso – a velocidade em longas distâncias não vem sem preparação, foco e disciplina consistentes.

Um empreendedor pode ocasionalmente ter sorte por estar no lugar certo na hora certa, mas não há sorte que permita a um corredor vencer uma corrida de longa distância sem o treinamento adequado.

6. Correr faz com que sua energia competitiva flua

Não tenho mais a velocidade que tinha quando eu era mais jovem, mas ainda é revigorante e um pouco intimidante estar na linha de largada algumas vezes por ano.

Todo empresário tem uma tendência competitiva e, embora nos negócios possamos precisar suprimir diplomaticamente nosso desejo de esmagar nossos oponentes, é divertido ser ocasionalmente abertamente competitivo.

Embora possa ser divertido competir em uma corrida de rua na minha faixa etária, também pode ser revigorante correr contra mim mesmo – uma corrida ocasional com um relógio GPS ou em uma pista me ajuda a avaliar meu ritmo e nível de condicionamento físico.

Claro, correr não é para todos. Algumas pessoas não têm capacidade, joelhos ou nível de condicionamento físico para correr todos os dias. Experimente nadar, andar de bicicleta ou algo que te deixe em movimento.

Se você não vai correr, desafio você a considerar: qual a sua atividade substituta (ou combinação de atividades) para obter os mesmos benefícios que a corrida oferece?