RD Summit 2023: Camila Farani dá uma aula sobre negociação

A investidora enfatizou a relevância da negociação no ambiente empresarial, destacando que "oitenta por cento da sua vida é negociação"

A investidora Camila Farani palestrou no primeiro dia do RD Summit 2023 - Foto RD Summit 2023

Em sua estreia no RD Summit, o maior evento de marketing digital e inovação da América Latina, a empreendedora e investidora Camila Farani subiu ao palco com uma palestra cheia de energia, insights e provocações para refletir.

Com estilo “Shark” e uma abordagem descontraída, Camila compartilhou deu aula sobre negociação, empreendedorismo e a importância de equilibrar aspectos emocionais e intelectuais para o sucesso nos negócios.  

Camila Farani é uma empreendedora, investidora e educadora brasileira. Ela é uma das maiores investidoras anjo do Brasil, com um portfólio de mais de 45 startups. Farani também é uma das “tubarões” do Shark Tank Brasil, um reality show de empreendedorismo.

Camila Farani enfatizou a relevância da negociação no ambiente empresarial, destacando que “oitenta por cento da sua vida é negociação”. Ela ressaltou a importância de se adaptar aos variados perfis de negociadores, desde os mais autoritários até os mais facilitadores, e a necessidade de ter planos de contingência, pois “não basta ser apenas uma solução”.

Na negociação tradicional, um lado sai perdendo para o outro ganhar, o que frequentemente gera conflitos diretos levando a possíveis ressentimentos.

No entanto, na negociação 4.0, a empreendedora explica que ambos os lados saem beneficiados, promovendo colaboração e fortalecendo o relacionamento entre as partes.

Além disso, surge um novo conceito de negociação, a “newgotiation”, que compreende que a negociação não se limita apenas ao âmbito social, mas é uma habilidade essencial que todo empreendedor ou intraempreendedor deve dominar, pois estão constantemente negociando.

Camila Farani separou os perfis dos negociadores em cinco:

Autoritário:

  • Prioriza o “eu” na negociação.
  • Utiliza poder, agressividade e status como estratégias.

Controlador:

  • Também foca no “eu”.
  • Não possui tanto poder, prefere rotinas e evita riscos.

Facilitador:

  • Considera o coletivo (“nós”).
  • Flexível e busca processos colaborativos na negociação.

Empreendedor:

  • Pensamento direcionado para a “empresa” e para encontrar soluções.
  • Apaixonado pela adrenalina que negociações desafiantes oferecem.

Visionário:

  • Enxerga um panorama global (“mundo”).
  • Tem como objetivo um mundo melhor e se destaca por dar antes de receber.

O empreendedor precisa avaliar e estudar esses perfis antes de buscar uma rodada de investimento e se preparar para a negociação.  

Um dos momentos marcantes da palestra foi a exploração da inteligência emocional. Camila Farani ressaltou a importância de lidar com as emoções, aconselhando a plateia a compreender que o “não” faz parte do processo.

Ela destacou que um bom negociador está habituado a lidar com pessoas, enfatizando a importância ter autocontrole após ouvir um “não” durante uma negociação.

No final da sua palestra, Farani compartilhou um vídeo mostrando uma negociação feita no programa “Shark Tank Brasil”, que destacou como a melhor negociação do programa e finalizou compartilhando cinco táticas para alcançar resultados positivos nas negociações para os negociadores/investidores: 

1 – Repita algumas palavras ditas pela pessoa
Isso causará sensação de segurança na outra parte. Faça com que a frase pareça uma pergunta, pois isso dará tempo para você pensar nos próximos passos. 

2 – Pratique a empatia tática
Demonstre que entende as nuances das emoções do outro. “Eu vejo que você está com medo de…” 

3 – Chegue primeiro a um “não”
Faça perguntas que levam até um não, para que outra parte se sinta no controle. Exemplo: “Essa é uma hora ruim para conversarmos sobre isso?”. 

4 – Chegue até um “isto está certo”
O ponto de virada da negociação acontece quando a outra pessoa percebe que você entende seus sentimentos e sonhos. Crie uma conexão. Crie uma ilusão de controle

5 – Não force outra pessoa a concordar com você.
Faça perguntas usando “como?” e “o que?” Para que ela sinta que está fornecendo as respostas.