Mobilidade digital: 68% dos usuários brasileiros acessam a internet pelo celular

No mundo, segundo o estudo, o mês de junho de 2023 teve um total de 1,7 bilhão de visitantes únicos no digital.

Mobilidade Digital - Foto Unsplash

O acesso à internet por meio de dispositivos móveis é uma tendência cada vez mais forte no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria eMarketer, 68% dos usuários digitais brasileiros acessam a internet pelo celular em 2023.

O estudo, que analisou dados de 2022 e 2023, mostra que o crescimento do acesso à internet pelo celular no Brasil foi de 8% no último ano. Esse aumento é impulsionado por diversos fatores, como o aumento da penetração de smartphones no país, o crescimento do uso de aplicativos e a popularização do streaming de vídeo e música.

A pesquisa também mostra que o uso da internet pelo celular é mais comum entre os jovens. Entre os usuários de internet com idade entre 16 e 24 anos, 82% acessam a internet pelo celular. Já entre os usuários com idade entre 55 e 64 anos, o percentual é de 57%.

No Brasil, força das redes sociais está no mobile

Entre os insights do estudo, vale destacar as atividades relacionadas a mídia social, já definidas como mobile first. Em média, o uso diário das redes sociais em dispositivos como celulares e tablets é de 51 minutos contra 2 minutos em desktop. Além disso, o tempo gasto em redes sociais diversas é 32% maior do que em serviços de mensagens instantâneas.

No Brasil, segundo o estudo, o comportamento mobile-only predomina sobre os demais dispositivos, com 68% de uso

A pesquisa também mostrou que o uso da internet pelo celular é mais comum em áreas urbanas. Entre os usuários de internet que moram em áreas urbanas, 72% acessam a internet pelo celular. Já entre os usuários que moram em áreas rurais, o percentual é de 54%.

Além disso, o estudo mostrou que o uso da internet pelo celular é mais comum nas classes sociais mais altas. Entre os usuários de internet da classe A, 77% acessam a internet pelo celular. Já entre os usuários da classe D, o percentual é de 52%.

Você pode baixar o levantamento completo clicando aqui