O Mercado Livre realizou a primeira edição do Meli Awards, premiação que reconhece o desempenho e relacionamento dos seus principais fornecedores e parceiros de negócio no Brasil.
A iniciativa reconhece a excelência de produtos e serviços prestados ao ecossistema do grupo Mercado Livre nesta que será uma premiação anual. O evento, realizado em São Paulo (SP), elegeu e homenageou 10 empresas em categorias estratégicas para as operações.
Durante o evento, Fernando Yunes, vice-presidente sênior de Commerce e líder do Mercado Livre no Brasil, destacou os resultados da companhia e adiantou algumas das principais iniciativas para 2024.
Logo depois, os convidados ouviram Erik Penna, palestrante e autor do best-seller ‘A Arte de Encantar Clientes’. Na sequência, os fornecedores que mais se destacaram receberam, um a um, seus troféus.
“Sabemos que nossos parceiros de negócio são parte fundamental da nossa trajetória e, por isso, queremos celebrar essas conquistas com eles. A premiação nasceu do desejo de fortalecer o relacionamento com empresas que estão engajadas na agenda do ecossistema do Mercado Livre e comprometidas com nossos desafios, além de evidenciar parcerias estratégicas que focam em eficiência, produtividade e inovação, pilares fundamentais para nosso negócio”, explica Tiago Azevedo, CFO do Mercado Livre no Brasil.
Conheça as categorias do Meli Awards 2023 e as vencedoras em cada uma delas:
Fretes:
- First Mille: PRA LOG
- Line Haul: Grupo Maroni
- Last Mille: RodaCoop
Serviços Logísticos:
- 3PL: DHL
Facilities Opex & Capex:
- Facilities/ Manutenção: Leadec Brasil
- Obras corporativas: MAV Construções
Packaging:
- Box: Klabin
- Flyers: Lord Brasil
Call Center (indicação em Call Center/Customer Experience):
- Call center CX: AeC
Fintech:
- MPOS: Gertec
Os critérios para a próxima edição do Meli Awards já foram anunciados. ESG, que direciona a forma como o Mercado Livre faz negócios e se relaciona com sua cadeia de fornecimento, será um importante pilar e levará em consideração clima, social e governança.
Em relação aos parâmetros técnicos, a empresa vai avaliar as entregas, atendimento de prazos, iniciativas de otimização de custo, comunicação, engajamento e expertise e inovação dos fornecedores.
E, para as ações comerciais, a abertura para negociação, parceria comercial, precificação, condições de pagamento, contratos e confiabilidade e iniciativas de otimização de custo estão dentre os processos que serão analisados.
“Nos baseamos em dimensões que exploram e reforçam nosso relacionamento com nossos fornecedores, como o alinhamento estratégico, o engajamento transversal funcional, a governança e a organização, a comunicação e a confiança e também a criação de valor. Manter este padrão de excelência nos permite cocriar e contribuir com o desenvolvimento e a evolução dos nossos parceiros estratégicos, sempre pensando nos nossos usuários, que estão no centro de tudo o que fazemos aqui”, conclui Tiago.