Marcas de consumo chinesas tornam-se globais

Um exemplo notável é a HEYTEA, criadora do novo estilo de chá chinês, que anunciou recentemente a sua entrada oficial no mercado dos EUA

Marca chinesa de bebidas Chi Forest (Yuanqi Senlin). /CFP

O Conselho de Estado da China emitiu uma directiva no início deste mês destinada a acelerar o desenvolvimento integrado do comércio interno e externo. A directiva sublinha o compromisso da China em reforçar a presença global das suas marcas, com foco na expansão do alcance internacional das marcas tradicionais e estabelecidas, ao mesmo tempo que aumenta a competitividade global das marcas de consumo.

Os últimos anos testemunharam um crescimento consistente nos mercados globais. Isto incutiu confiança nas marcas de consumo da China, especialmente nos sectores da restauração e da alimentação, para alargar ainda mais o seu alcance no exterior. De acordo com um estudo da Ipsos encomendado pela Google, entre 2018 e 2021, o reconhecimento das marcas chinesas nos mercados internacionais aumentou 4,9%, com um aumento de 1,4% na intenção de compra. Isto reflecte uma mudança de “made in China” para “marcas na China”.

Consumidores fazendo fila fora dos EUA HEYTEA. /CGTN

Um exemplo notável é a HEYTEA, criadora do novo estilo de chá chinês, que anunciou recentemente a sua entrada oficial no mercado dos EUA com presença na Times Square, em Nova Iorque. Com mais de 3.000 lojas na China e uma presença significativa na Ásia, a HEYTEA busca agora apresentar o novo estilo de chá chinês genuíno e de alta qualidade aos consumidores americanos.

Tal como muitas outras novas marcas de consumo chinesas, está a introduzir uma nova experiência de catering para clientes internacionais e a procurar mais oportunidades de mercado para desenvolver fluxos adicionais de receitas.

Consumidores aguardando seus pedidos na loja US HEYTEA. /CGTN

“Nosso objetivo é impulsionar uma atualização no cenário de produtos e expandir continuamente o espaço no mercado americano de bebidas à base de chá”, disse Yujia Gu, vice-presidente de Estratégia da HEYTEA.

A HEYTEA lançou sua primeira loja no exterior em Cingapura em 2018, com mais de 3.000 xícaras de chá vendidas todos os dias durante o período de inauguração. Embora a empresa já tenha entrado em mercados globais, incluindo o Reino Unido, a Austrália e o Canadá, os EUA oferecem uma infinidade de novas oportunidades.

A empresa sediada em Shenzhen não está sozinha em aventuras no exterior. Este ano, a sua congénere Naixue abriu uma loja na Tailândia, enquanto a marca ChaPanda entrou na República da Coreia.

Cada vez mais marcas de consumo chinesas estão cada vez mais ambiciosas na procura de oportunidades de negócio a nível global. Numa rápida expansão da sua presença no exterior, a marca de bebidas chinesa Chi Forest fez uma entrada significativa no mercado indonésio. Seus produtos estão agora disponíveis em mais de 30.000 lojas Indomaret e Alfamart, as duas maiores redes de lojas de conveniência da Indonésia.

A franquia de chá WeDrink também entrou no mercado do Sudeste Asiático no ano passado com uma expansão surpreendentemente rápida. Já estabeleceu 60 lojas na Indonésia em fevereiro deste ano.

A disruptora chinesa do café, Cotti Coffee, comemorou a abertura de sua primeira loja em Jacarta, na Indonésia, neste mês de agosto, sinalizando os planos agressivos de expansão da marca de café no país. Os relatórios indicam que a Cotti Coffee pretende abrir 400 lojas na Indonésia este ano.

“O sucesso das marcas nacional e internacionalmente mostra as melhorias nas imagens das marcas e nas suas estratégias de mercado”, disse Gao Yanmin, ex-funcionário do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, no Fórum Boao para Empreendedores de 2023. 

(Cobertura via CFP)
Fonte: CGTN