Já pensou em empreender no setor de turismo? 5 ideias para você iniciar o seu negócio

O Brasil oferece oportunidades incríveis no setor de turismo, o que gera grandes possibilidades de empreender neste setor

Foto: Pexels

O ano de 2023 deve se confirmar como um dos melhores para o turismo brasileiro. Isso porque, a previsão é de que o setor arrecade neste ano R$ 752,3 bilhões, o equivalente a 7,8% do PIB nacional.

O valor vai superar em 5% o registrado no pré-pandemia (2019), quando foram registrados R$ 716,5 bilhões.

Até o fim do ano, as mais de 50 cadeias econômicas também serão responsáveis por 7,9 milhões de empregos. Os dados são do Relatório de Impacto Econômico, produzido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Por conta do imenso potencial turístico do Brasil, muitas pessoas começaram a ponderar sobre o empreendedorismo no setor de turismo.

Essa tendência é justificada, pois até mesmo pessoas sem experiência prévia na área do turismo podem alcançar o sucesso profissional ao investir nesse segmento.

Empreender no turismo: o que é e como fazer

Em primeiro lugar o que você precisa saber é que empreender no setor de turismo funciona da mesma forma que em outros setores.

Ou seja, para você abrir o seu próprio negócio, em primeiro lugar você precisa analisar o mercado para localizar um tipo de produto ou serviço que possa ser oferecido.

Listamos aqui 5 ideias para você que quer empreender no setor de turismo

Selecionamos algumas opções que não requerem grandes investimentos ou um aparato gigantesco para serem postas em prática.

1 – Agência de turismo local

A primeira opção da nossa lista é montar uma agência de turismo local, que segue sendo uma boa ideia.

Para montar um empreendimento do tipo você precisa de uma pequena equipe, um local de atendimento e uma boa presença no mundo digital.

Já os serviços oferecidos podem ser os seguintes:

  • Pacotes de passeio turístico
  • Serviços de guia de turismo e de personal travel
  • Direcionamento para as principais atrações turísticas da região
  • Dentre diversos outros

Na hora de montar a lista de produtos e serviços a serem oferecidos, lembre-se sempre de focar nos principais atrativos da região onde a agência será montada, que pode ser a mesma na qual você vive.

2 – Personal travel

Você já ouviu falar na profissão chamada personal travel? Calma, nós explicamos.

Essa ocupação, que ganhou destaque recentemente, consiste em prestar serviços de consultoria de viagens, basicamente.

Com isso, o personal travel pode tirar dúvidas, contar a história de locais específicos, montar roteiros turísticos, dar dicas para viagens, cuidar de detalhes que os turistas não podem cuidar, etc.

Se você tem expertise suficiente ou deseja aprender mais sobre turismo, esse serviço pode ser uma ótima opção.

Vale ressaltar que um personal travel pode atender presencialmente, em agências de viagens, ou de forma remota, por videochamadas, por exemplo.

3 – Serviço de locação de malas

Um outro serviço que tem ganhado a atenção dos aspirantes a empreendedor no setor turístico é a locação de malas.

Como você deve saber, muitas pessoas não viajam sempre e, por isso, não têm malas apropriadas à disposição quando vão viajar. É justamente aí que as pequenas empresas de locação de malas podem entrar.

Você pode atuar nesse mercado trazendo uma solução simples para o turista: alugue uma mala e mantenha a segurança dos seus pertences enquanto economiza o dinheiro de uma mala nova.

Por fim, divulgue os seus serviços na internet e faça a mágica acontecer!

4 – Serviço de guia de turismo

Para as pessoas que moram em locais turísticos, oferecer o serviço de guia de turismo é uma opção e tanto.

Esse serviço consiste na destinação de grupos de turistas que vêm para visitar determinado local.

Para ser guia de turismo você precisa investir em cursos de formação e no conhecimento da região onde vai atuar, para elaborar roteiros, organizar passeios e visitas, etc.

5 – Souvenirs turísticos

A última ideia que queremos apresentar a você, que quer embarcar no empreendedorismo no setor de turismo, é a venda de souvenirs turísticos.

Apesar de ser simples e até desvalorizada por pessoas sem visão comercial, a venda das “lembrancinhas” em locais turísticos é uma constante de sucesso.

Para entender essa lógica é só tentar pensar como o turista, que visita determinado local e deseja levar algo de recordação.

Portanto, se você mora próximo a alguma atração turística, pode apostar na montagem de uma loja ou quiosque que vende souvenirs para os turistas. As chances de dar certo são muito grandes!