Franquias de cafeterias: o negócio queridinho do Brasil

Franquias de Cafeterias, um negócio quente e lucrativo

Foto: Freepik

O cafezinho é uma das bebidas favoritas dos brasileiros porque combina com qualquer horário ou ocasião, e isso que torna as franquias de cafeteria um negócio tão atrativo.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias de cafeterias cresceu 24,6% em 2022, sendo o oitavo segmento com maior crescimento no ano.

Existem alguns fatores que contribuem para o sucesso das franquias de cafeterias no Brasil. Um deles é o aumento do consumo de café no país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o consumo per capita de café no Brasil é de 7,4 kg por ano, um dos maiores do mundo.

Por ano, o brasileiro bebe, em média, 826 xícaras de café.

Outro fator é a diversificação do mercado de cafeterias. Além das tradicionais cafeterias que servem café e salgados, existem também cafeterias especializadas em cafés especiais, cafeterias temáticas e cafeterias integradas a outros negócios, como livrarias e restaurantes.

Ainda, o setor de franquias oferece uma série de vantagens para os empreendedores, como o acesso a uma marca consolidada, um modelo de negócios já testado e aprovado, e o suporte de uma rede de franqueados.

No entanto, é importante ressaltar que, como qualquer negócio, as franquias de cafeterias também apresentam riscos. É importante pesquisar bem a franquia antes de investir, para avaliar a qualidade do produto ou serviço oferecido, a estrutura da empresa e o potencial de mercado.

A seguir, alguns exemplos de franquias de cafeterias que estão em expansão no Brasil:

  • Cheirin Bão
  • Mais1.Café
  • Café do Ponto
  • Starbucks
  • Quiero Café

Se você está pensando em investir em uma franquia de cafeterias, é importante avaliar cuidadosamente todos os fatores envolvidos para tomar uma decisão acertada.

Se você quer empreender com franquias, acompanhe nosso Portal e fique por dentro de todas as novidades.