Após as datas comemorativas do comércio, muitos empreendedores começam a avaliar como foi a performance do negócio durante o período, principalmente em relação às metas financeiras que foram traçadas para a data, entender as estratégias que deram certo e as que não deram.
Para realizar esse levantamento de maneira mais prática e assertiva, é fundamental ter informações bem estruturadas, que permitam agilidade e consistência na análise.
Um sistema de gestão bem configurado espelha todo o negócio permitindo a geração de relatórios sob diversos pontos: produtos que mais venderam, regiões com maior número de vendas, custos variáveis associados aos canais de venda, entre outros.
É possível observar os gastos que o seller teve ao investir em estratégias de venda. Podemos utilizar como exemplo aqueles que vendem em grandes marketplaces: para poder estar nesses locais, é preciso pagar uma comissão.
Com o auxílio de um bom ERP que oferece integração com o ponto onde está realizando a venda, ele terá a possibilidade de cruzar os números da quantia obtida com as vendas, com as comissões e outras taxas para realmente saber se houve lucro na operação durante datas como Black Friday e Natal e se vale repetir a estratégia.
Sob outra ótica, é possível avaliar se a estratégia adotada para as ofertas, como mix de produtos, preços e políticas de descontos, trouxeram os resultados esperados, seja no giro do estoque, na lucratividade ou no fluxo de caixa.
Essas informações obtidas através do ERP, além de proporcionarem um panorama geral da performance do negócio, trazem insights importantes para os próximos passos a serem traçados.
Afinal, por mais que o lucro seja um dos principais objetivos e interesses do varejista, a estabilidade e a robustez do negócio também o são e analisar esses aspectos trazem vantagens a longo prazo, apontando estratégias que deram certo e, portanto devem ser mantidas, e as que não deram e que precisam ser revistas ou deletadas.
Por fim, é uma boa prática de gestão manter a consistência no ciclo de planejar, implementar, analisar e corrigir as iniciativas. O aprendizado gerado possibilita oportunidades de melhoria e crescimento sustentado.