O empreendedorismo social aplica os princípios e orientações utilizados pelos fundadores e empreendedores de start-ups a um negócio que gera diretamente mudanças sociais ou impacta uma causa social.
Um empreendedor social é motivado principalmente pelo desejo de aliviar algum tipo de problema social ou cultural sistêmico.
O que é empreendedorismo social?
O empreendedorismo social é uma forma de empreendedorismo que busca desenvolver produtos e serviços que impactem a sociedade, ajudando a solucionar os problemas enfrentados por ela.
Em outras palavras, os empreendedores sociais procuram transformar uma realidade usando, para isso, técnicas comuns no mundo corporativo, como gestão, criatividade e inovação.
Esse modelo ganha força em cenários de crise econômica, social e ambiental. Nesses contextos, o empreendedorismo social auxilia a resolver situações relacionadas à saúde, emprego, educação, meio ambiente, moradia, direitos humanos, entre outras.
Algumas áreas-chave de interesse para empreendedores sociais podem incluir:
- Desenvolvimento Econômico
- Educação
- Igualdade de gênero
- Assistência médica
- Agricultura
- Sustentabilidade ambiental
- Energia renovável
- Desenvolvimento comunitário
O empreendedorismo social pode operar como um negócio sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou híbrido (também conhecido como empresa social), dependendo do modelo de negócio de sua preferência e da disponibilidade de financiamento.
Qual é a diferença entre o empreendedorismo tradicional e o social?
Tal como os empreendedores, os empreendedores sociais pretendem criar um negócio sustentável com poder de permanência.
Contudo, enquanto o objetivo de um empreendedor é maximizar os lucros, a principal preocupação de um empreendedor social é o impacto. A maioria das outras diferenças entre os dois tipos de empreendedorismo deriva desse ponto focal.
Aqui está uma comparação lado a lado dos dois:
Empreendedor | Empreendedor Social | |
Objetivo | Construir um negócio sustentável | Construir um negócio sustentável e socialmente impactante |
Motivo | Orientado financeiramente | Orientado para a missão |
Foco | Consumidores individuais | Grupos sociais |
Link para questões sociais | Indireto | Direto |
Competição/colaboração | Competitivo com negócios relacionados | Colaboração com empresas relacionadas |
Sucesso | Baseado em lucros sustentáveis | Com base no impacto social sustentável |
É importante observar que uma empresa pode se preocupar e contribuir para causas sociais sem ser um empreendimento de um empreendedor social.
A responsabilidade social corporativa ocorre quando uma empresa adota políticas que impactam positivamente a sociedade, muitas vezes orientadas pela ética.
Por exemplo, uma empresa pode doar a organizações de caridade ou compensar as suas emissões de carbono para mitigar os danos ambientais.
Qual a importância do empreendedorismo social?
O empreendedorismo social merece atenção, pois é uma ferramenta poderosa para solucionar ou amenizar problemas enfrentados pela sociedade e melhorar a qualidade de vida da população.
O empreendedor social observa injustiças e encontra nessas situações inspiração para agir, usando sua coragem e criatividade. Com suas ideias, pode transformar significativamente a sociedade.
Conheça alguns exemplos de empresas que trabalham com empreendedorismo social
Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em favelas com projetos focados em levar esporte e cultura para crianças e adolescentes e qualificação profissional para jovens e adultos. A iniciativa foi criada por Eduardo Lyra, jovem da periferia de São Paulo, e já impactou mais de 700 mil pessoas em todo o Brasil.
Rede Asta

A Rede Asta é um programa de aceleração voltado para mulheres artesãs. A iniciativa conecta empresas parceiras que investem na formação das profissionais, auxiliando-as a viver de sua arte. A iniciativa já impactou diretamente mais de 5 mil mulheres, além de gerar 20 milhões de reais em renda.
Fonderie 47

A Fonderie 47 é uma iniciativa que busca reaproveitar rifles AK47 abandonados na África, transformando-os em joias exclusivas. A empresa busca chamar atenção para o problema da violência no continente, ao mesmo tempo em que gera produtos de alto valor.
ANF Produções

A ANF Produções é o braço empresarial da ONG Agência de Notícias das Favelas, primeira e maior agência de notícias de favelas do mundo. Com o projeto Minidoor Social beneficia do empreendedor ao morador da favela gerando renda para os moradores que expõe a comunicação em fachadas de casas e lojas. Assim, além de cenário para a publicidade, a favela é parte do projeto como exibidora e receptora da mensagem.