Desvendando 9 mitos comuns sobre marketing de rede

Marketing de rede é um modelo comercial de origem americana também conhecido como marketing multinível

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O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, é um modelo comercial com origem nos Estados Unidos.

Ele se baseia nas vendas diretas e na ideia de distribuir produtos ou serviços, obtendo lucro tanto com as vendas quanto com a adição de novos vendedores à rede.

Você já se deparou com o conceito de marketing de rede? Acredita na possibilidade de trabalhar em meio período e ainda assim obter ganhos superiores aos de um emprego em tempo integral?

Pode soar como algo extraordinário ou uma fórmula mágica, não é mesmo? No entanto, as estatísticas de sucesso no marketing de rede demonstram que isso está longe de ser um mito.

E por falar em mito, vamos desvendar 9 mitos comuns sobre marketing de rede. Esse mercado que tem crescido em todo mundo e ainda tem muito potencial de crescimento no Brasil.

Mito 1: O Marketing de Rede é uma pirâmide

Verdade: A forma de uma organização não determina a legalidade. Se assim fosse, a maioria das empresas e organizações, incluindo o governo, seriam ilegais porque todas têm uma estrutura piramidal .

Um esquema de pirâmide ilegal tem poucas características proeminentes e é isso que torna o marketing de rede diferente dele: Estas três diferenças proeminentes são: 

1)  Nenhum produto ou serviço verdadeiro: A primeira e mais importante identificação de um esquema de pirâmide é que eles oferecem produtos ou serviços que não têm valor real e os produtos são oferecidos apenas por um homônimo. Em quase todos os casos você poderia comprar um produto de melhor qualidade a um preço econômico do que o que a empresa está cobrando por isso. A melhor forma de julgar uma empresa pelo produto oferecido e pelo preço cobrado por ele.

Basta perguntar a si mesmo : ‘Você comprará o produto oferecido pela empresa por esse preço se não houver oportunidade de negócio?’

Então, se estamos obtendo o valor, compraremos o produto sem plano de negócios, mas estamos comprando inspirados pelo negócio, então isso é algo chamado ganância 

2)  Pagamento por Headcount: Outra identificação importante é que o plano de remuneração da empresa é pago de acordo com o número de contratados e não de acordo com o volume de negócios criado.

3)  Recompra Forçada: Muitas empresas exigem uma grande quantidade de recompra forçada para obter renda para o negócio que você gerou.

Os programas legais de marketing de rede oferecem produtos ou serviços que são vendidos aos consumidores. O recrutamento de novos membros permite aumentar a receita com base no volume de vendas. Outras leis que as empresas legítimas de marketing de rede aderem incluem a publicação de estatísticas de renda média, sem requisitos de estoque e opções de reembolso.

Mito 2: Só quem está no topo ganha muito dinheiro.

Verdade: Este argumento descreve com mais precisão um “trabalho”. Com que frequência um trabalhador com salário mínimo se torna CEO? Em boas empresas de marketing de rede, os membros podem ganhar qualquer quantia, independentemente de onde estejam na organização. A renda está relacionada ao esforço e não à posição. 

Mito 3: O marketing de rede usa pessoas.

Verdade:  O sucesso no marketing de rede vem de ajudar outras pessoas a alcançarem seus objetivos. Uma pessoa não pode obter renda com os esforços da sua rede sem investir tempo para ajudá-los a obter renda também. É certo que alguns profissionais de marketing de rede veem em suas redes em potencial como cifrões, mas essas pessoas não são tão bem-sucedidas quanto aquelas que são genuínas em seus esforços para ajudar suas equipes a terem um bom desempenho.

Mito 4: Marketing de rede está saturado.

Mentira: A saturação é impossível porque nunca há um número finito de pessoas. Todos os dias novas pessoas nascem ou completam 18 anos, adicionando assim novos potenciais profissionais de marketing de rede ao grupo. Tim Sales, em Network Marketing for Dummies, de Zig Ziglar,  oferece o melhor argumento contra o mito da saturação. Ele pergunta: “Você conhece alguém que não tem geladeira? Não? Isso não impede as empresas de vender mais deles.”

Mito 5: O marketing de rede não funciona.

Verdade:  Nos Estados Unidos, esse é um mercado com um alto nível de aceitação, por permitir que as pessoas se mantenham nos seus empregos e dediquem um tempo parcial ao marketing de rede – cerca de 20% da população trabalha como revendedor.

No Japão e na China, a taxa das famílias que possuem pelo menos um membro que trabalha nesse mercado chega a 40%.. 

Esses números indicam que o marketing de rede pode funcionar. O sucesso ou o fracasso tem menos a ver com o marketing de rede em si e, em vez disso, é determinado pela quantidade de esforço que alguém coloca no negócio.

Muitos não se dão bem ou desistem justamente porque acha que é um mercado de dinheiro fácil.

Mito 6: Ninguém fica realmente rico com marketing de rede.

Verdade:  É verdade que nem todos conseguem sucesso no marketing de rede. Os 2 a 10% dos profissionais de marketing de rede que ganham muito dinheiro são os mesmos 2 a 10% que trabalham consistentemente em seus negócios. Mas ficar rico não deveria ser a forma como o marketing de rede é julgado. Se ficar rico é a medida do sucesso, então a maioria dos empregados em empregos tradicionais são grandes fracassos. Em vez disso, o marketing de rede deve ser medido pelo número de pessoas que atingem os seus objetivos. Muitas pessoas no marketing de rede obtêm sucesso quando ganham o suficiente para ficar em casa com os filhos ou pagar dívidas. 

Mito 7: O marketing de rede é um culto.

Verdade: admito, conheci alguns profissionais de marketing de rede fanáticos. Mas fanáticos existem em todos os lugares.

As empresas de marketing de rede não exigem fanatismo e, na verdade, a maioria trabalha duro para manter seus representantes fundamentados em fatos e números.

Mito 8 : Somente os vendedores têm sucesso neste negócio/O marketing de rede tem tudo a ver com a venda de produtos?

Verdade: O marketing de rede é um negócio de pessoas e envolve ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos. Para alcançar o sucesso no marketing de rede é preciso ajudar um número suficiente de pessoas a atingir seus respectivos objetivos.

Não se pode ter sucesso apenas vendendo produtos. Portanto, as pessoas que chegam ao auge do marketing de rede são aquelas que aprendem a administrar relacionamentos e estão realmente interessadas em ajudar as pessoas. O marketing de rede visa ajudar as pessoas a viver uma vida melhor, fornecendo soluções para seus problemas e não apenas vendendo produtos.

Mito 9: – Só quem procura dinheiro fácil adere ao marketing de rede?

Verdade: Existem vários motivos pelos quais as pessoas aderem ao marketing de rede. Estes são:

  • Renda Extra
  • Liberdade de tempo
  • Liberdade financeira
  • Obtenha produtos com descontos
  • Construindo um negócio
  • Desenvolvimento pessoal
  • Deixar um legado
  • Reforma antecipada

O marketing de rede tem seus problemas, mas muitos deles giram em torno de informações falsas e enganosas. No entanto, equívocos e mitos persistem.

Não deixe que essas falsas crenças o impeça de considerar um negócio de marketing de rede. Você pode obter sucesso em um empreendimento de marketing de rede se adquirir um conhecimento sólido do setor.

Muitos trabalham em empregos de tempo integral que oferecem poucos desafios, com tarefas entediantes e salários pouco atrativos.

A proposta do marketing de rede é proporcionar aos parceiros lucro, em vez de salário fixo.

Com dedicação, paciência e profissionalismo, é possível construir uma ampla rede de parceiros e revendedores. Ao fazer isso, é possível perceber um aumento significativo nas comissões, mesmo com uma demanda de trabalho proporcionalmente menor.”