A Forward revelou seus consultórios médicos de IA, CarePods, que não exigem a presença de médicos humanos.
A startup de saúde afirma que os CarePods serão capazes de testar doenças e coletar sangue usando IA avançada.
Consultórios médicos com tecnologia de IA podem estar chegando a um shopping ou local de trabalho perto de você – e podem extrair seu sangue sem a presença de nenhum profissional médico.
No início da semana passada, a Forward, uma startup de tecnologia de saúde, revelou seus CarePods, uma série de consultórios médicos autônomos.
Projetado por especialistas de universidades como Harvard e John Hopkins, o CarePod tem como objetivo atuar como um médico treinado que pode atender às necessidades de saúde gerais e especializadas.
O objetivo: tornar os cuidados médicos primários mais acessíveis . A partir de 2024, a Forward planeja implantá-los em shoppings, academias e escritórios em São Francisco, Nova York, Chicago, Filadélfia e outras cidades dos EUA.
As assinaturas começam em US$ 99 por mês e não será necessário agendamento.
Os pacientes poderão entrar nas estruturas cubóides brancas e acessar uma ampla gama de serviços de saúde, disse Forward, selecionando o que chama de aplicativos de saúde em uma tela.
Isso incluirá uma varredura biométrica do corpo, controle de peso e rastreamento de diabetes.
Segundo a startup, alguns dos aplicativos podem avaliar a saúde do coração, da tireóide, dos rins e do fígado de um paciente . Existem até aplicativos de IA que testam doenças como COVID-19 e HIV e monitoram desafios de saúde mental .

Cada opção fornecerá aos pacientes instruções sobre como receber o serviço usando recursos avançados de IA.
“Digamos que você escolha o aplicativo de digitalização corporal”, disse Adrian Aoun, CEO e fundador da Forward, à Axios . “É como, ‘Por favor, fique parado’, e então ele gira você em um círculo, faz um monte de leituras, mostra essas leituras na tela, explica-as para você.”
Se os pacientes escolherem o aplicativo “saúde do coração”, o CarePod abrirá uma bandeja, retirará um sensor e os instruirá a segurar o sensor contra o coração, de acordo com a Axios.

O serviço também pode ser uma bênção para pacientes sensíveis a agulhas. Os CarePods, disse Aoun, distribuirão uma câmara de vácuo – um dispositivo conhecido como “coleta de sangue capilar” que o CEO diz ser semelhante a uma sanguessuga – que se conecta ao braço do paciente e suga uma pequena amostra de sangue em dois a quatro minutos.
“Não há agulha, não há faca e nada dói agora”, disse ele a Axios. Forward não respondeu ao pedido imediato de comentários do Business Insider antes da publicação.
Mas o processo não será totalmente isento de especialistas médicos humanos. Assim que a sessão for concluída, os médicos externos irão analisar os resultados dos pacientes, que poderão acessar por meio do aplicativo móvel da Forward, informou a Axios.
Os pacientes também podem conversar com um médico durante uma ligação enquanto estão no CarePod.

Espera-se que a tecnologia fique mais avançada com o tempo. A Forward planeja criar aplicativos que possam realizar cuidados pré-natais, exames avançados de câncer e análises genéticas que detectem o risco de um paciente desenvolver uma doença hereditária.
O lançamento ocorre depois que a empresa anunciou que arrecadou US$ 100 milhões em novembro, enquanto a IA tomava de assalto a indústria médica .
Mas não está claro se os CarePods funcionarão como prometido – basta olhar para Theranos, a agora infame startup de testes de sangue que falhou.
E a IA ainda está propensa a cuspir erros. Um estudo recente descobriu que o ChatGPT da OpenAI gerava planos de tratamento de câncer cheios de informações incorretas.
Outro estudo descobriu que o chatbot de IA fornece respostas falsas a perguntas médicas sobre medicamentos.
A Forward é apoiada por investidores, incluindo o ex-CEO do Google, Eric Schmidt , e o cofundador da divisão de IA do Google, DeepMind, Mustafa Suleyman .
E então, você acha que a inteligência artificial poderá suprir a demanda de médicos ?
Fonte – Business Insider