Consultórios médicos de IA permitirão testar sangue sem a presença de médicos no local

Os consultórios médicos de IA no shopping e na academia permitirão que você teste seu próprio sangue – sem médicos treinados no local

Espera-se que os CarePods sejam implantados nos EUA a partir de 2024.

A Forward revelou seus consultórios médicos de IA, CarePods, que não exigem a presença de médicos humanos.

A startup de saúde afirma que os CarePods serão capazes de testar doenças e coletar sangue usando IA avançada.

Consultórios médicos com tecnologia de IA podem estar chegando a um shopping ou local de trabalho perto de você – e podem extrair seu sangue sem a presença de nenhum profissional médico.

No início da semana passada, a Forward, uma startup de tecnologia de saúde, revelou seus CarePods, uma série de consultórios médicos autônomos.

Projetado por especialistas de universidades como Harvard e John Hopkins, o CarePod tem como objetivo atuar como um médico treinado que pode atender às necessidades de saúde gerais e especializadas.

O objetivo: tornar os cuidados médicos primários mais acessíveis . A partir de 2024, a Forward planeja implantá-los em shoppings, academias e escritórios em São Francisco, Nova York, Chicago, Filadélfia e outras cidades dos EUA.

As assinaturas começam em US$ 99 por mês e não será necessário agendamento.

Os pacientes poderão entrar nas estruturas cubóides brancas e acessar uma ampla gama de serviços de saúde, disse Forward, selecionando o que chama de aplicativos de saúde em uma tela.

Isso incluirá uma varredura biométrica do corpo, controle de peso e rastreamento de diabetes.

Segundo a startup, alguns dos aplicativos podem avaliar a saúde do coração, da tireóide, dos rins e do fígado de um paciente . Existem até aplicativos de IA que testam doenças como COVID-19 e HIV e monitoram desafios de saúde mental .

Nos CarePods, os pacientes podem receber serviços médicos selecionando um dos muitos aplicativos de saúde.

Cada opção fornecerá aos pacientes instruções sobre como receber o serviço usando recursos avançados de IA.

“Digamos que você escolha o aplicativo de digitalização corporal”, disse Adrian Aoun, CEO e fundador da Forward, à Axios . “É como, ‘Por favor, fique parado’, e então ele gira você em um círculo, faz um monte de leituras, mostra essas leituras na tela, explica-as para você.”

Se os pacientes escolherem o aplicativo “saúde do coração”, o CarePod abrirá uma bandeja, retirará um sensor e os instruirá a segurar o sensor contra o coração, de acordo com a Axios.

Um paciente do CarePod autoconduzindo um exame cardíaco com orientação da IA.     

O serviço também pode ser uma bênção para pacientes sensíveis a agulhas. Os CarePods, disse Aoun, distribuirão uma câmara de vácuo – um dispositivo conhecido como “coleta de sangue capilar” que o CEO diz ser semelhante a uma sanguessuga – que se conecta ao braço do paciente e suga uma pequena amostra de sangue em dois a quatro minutos.

“Não há agulha, não há faca e nada dói agora”, disse ele a Axios. Forward não respondeu ao pedido imediato de comentários do Business Insider antes da publicação.

Mas o processo não será totalmente isento de especialistas médicos humanos. Assim que a sessão for concluída, os médicos externos irão analisar os resultados dos pacientes, que poderão acessar por meio do aplicativo móvel da Forward, informou a Axios.

Os pacientes também podem conversar com um médico durante uma ligação enquanto estão no CarePod.

Os pacientes do CarePods podem acessar seus resultados médicos por meio do aplicativo móvel do Forward. 

Espera-se que a tecnologia fique mais avançada com o tempo. A Forward planeja criar aplicativos que possam realizar cuidados pré-natais, exames avançados de câncer e análises genéticas que detectem o risco de um paciente desenvolver uma doença hereditária.

O lançamento ocorre depois que a empresa anunciou que arrecadou US$ 100 milhões em novembro, enquanto a IA tomava de assalto a indústria médica .

Mas não está claro se os CarePods funcionarão como prometido – basta olhar para Theranos, a agora infame startup de testes de sangue que falhou.

E a IA ainda está propensa a cuspir erros. Um estudo recente descobriu que o ChatGPT da OpenAI gerava planos de tratamento de câncer cheios de informações incorretas.

Outro estudo descobriu que o chatbot de IA fornece respostas falsas a perguntas médicas sobre medicamentos.

A Forward é apoiada por investidores, incluindo o ex-CEO do Google, Eric Schmidt , e o cofundador da divisão de IA do Google, DeepMind, Mustafa Suleyman .

E então, você acha que a inteligência artificial poderá suprir a demanda de médicos ?

Fonte – Business Insider