O que é uma ideia de negócio?
De forma resumida, uma ideia de negócio é a razão para a criação de uma empresa. Ele orienta tudo sobre a empresa, desde quais produtos e serviços são oferecidos até como esses produtos são comercializados.
Essa ideia não precisa ser única, mas deve ter potencial para capturar parte do seu mercado-alvo. Dito de outra forma, deve oferecer algo diferente das empresas que já trabalham no mercado, caso contrário, as suas credenciais e vantagens tornarão praticamente impossível para você competir.
O que norteia uma boa ideia de negócio ?
- Uma lacuna no mercado
- Novo produto, serviço ou invenção
- Solução inovadora para um problema cotidiano
- Um interesse ou hobby que pode ser monetizado
- Habilidades utilizadas que você aprendeu em sua carreira
- Identifique o mercado potencial
É preciso que haja demanda suficiente para seus produtos ou serviços ou você não conseguirá gerar nenhum lucro. Se o mercado estiver crescendo, isso será ainda melhor, pois os investidores estarão mais propensos a contribuir e há mais chances de seu negócio crescer no futuro.
O seu mercado também deve ser sustentável; não se apegue às tendências, pois elas aumentam e diminuem regularmente, potencialmente deixando seu negócio sem clientes.
A pesquisa de mercado é fundamental para verificar se a sua ideia de negócio é viável; seu mercado não deve ser desprovido de participantes, mas também não deve estar saturado. Leia nosso guia para realizar pesquisas de mercado para obter mais informações.
Seu negócio precisa gerar lucro
A ideia de negócio não deve apenas parecer boa; ela deve ser comercialmente viável. A menos que você consiga provar que sua ideia pode gerar grandes lucros, é improvável que os investidores o apoiem.
É aqui que a investigação é essencial; você precisa saber quanto custará para fabricar seu produto e por quanto você o venderá, contabilizando custos essenciais como salários, custos de fabricação, despesas e matérias-primas.
Se a sua ideia não gerar lucro, você precisará escolher outra ideia ou descobrir por que ela não será lucrativa e tomar medidas para monetizá-la. Conversar com um empresário experiente pode ajudar.
Sua ideia de negócio precisa ter potencial de crescimento
As melhores empresas não só geram lucro, mas também mostram potencial para um maior crescimento, quer isto se manifeste como uma gama de produtos alargada ou actividade em novos mercados.
É por isso que é preferível operar em um setor em expansão, pois você será mais capaz de aproveitar as oportunidades de marketing emergentes e garantir que seu alcance seja sempre maximizado.
A web é outro tema muito importante; se você não conseguir aproveitar a Internet para aumentar as vendas e expandir sua base de clientes, poderá ter problemas no futuro.
Sua ideia de negócio precisa servir um propósito
Os produtos devem resolver um problema ou servir a um propósito ou é improvável que haja demanda. Os clientes devem sentir que seus produtos têm valor a longo prazo ou provavelmente não comprarão de você.
Além disso, este valor deve ser claro – será difícil vender benefícios obscuros. A menos que você possa provar de forma rápida e clara que seus produtos não apenas resolvem um problema, mas também o fazem de maneira mais eficiente do que os produtos fornecidos por seus concorrentes, você terá dificuldade em vender seus serviços.
Sua ideia de negócio precisa ter viabilidade comercial
Sua ideia de negócio deve funcionar dentro das restrições de uma empresa iniciante. Conceitualmente, as ideias podem parecer lucrativas, mas, a menos que possam ser feitas e vendidas de forma lucrativa e linear, será quase impossível comercializá-las.
Da mesma forma, as invenções podem exigir grandes quantidades de capital inicial para torná-las insustentáveis.
Se a sua ideia de negócio se concentra em um produto, converse bastante com os fabricantes antes de iniciar para garantir que você possa produzir o produto de maneira barata o suficiente nos estágios iniciais. Se não conseguir, é hora de repensar.