Focados na criação de campanhas personalizadas, segmentadas e automatizadas com êxito, a maioria dos e-commerces está cada vez mais atenta à audiência, aos interesses e aos comportamentos dos consumidores.
É o que aponta um levantamento da Dinamize, líder no mercado de tecnologia há 23 anos.
O número de envios segmentados de sua base é quase 90% maior do que os sem filtro algum (88,74%). Em 2019, antes de pandemia de covid-19, esse mesmo indicador chegou a 70%.
Conteúdo personalizado gera mais engajamento
A taxa de abertura de mensagens com algum tipo de segmentação também chama atenção – é 33% maior do que as sem direcionamento. A pesquisa mostra também que e-mails automatizados com base no interesse do público geram 56% mais cliques em links em comparação com envios sem direcionamento. Em 2019, o número de cliques era de 35%.
Horários com mais interesse do público
Consolidado como um dos canais com maior ROI (Retorno sobre o Investimento) do mercado, o e-mail marketing continua sendo a chave para gerar vendas e reter clientes. No entanto, é preciso compreender quais os momentos certos para se comunicar com o público. O estudo evidencia que os dias da semana com as maiores taxas de abertura (18,11%) são terça, quarta e quinta-feira. Já o horário com maior visualização é às 13h (7.3%).
Base de contatos
A pesquisa apurou ainda o número de contatos válidos (que podem receber mensagens) versus inválidos (aqueles em que a caixa de e-mail ou o domínio não existem mais). O primeiro corresponde a 95% e o segundo, 4,5%. Em 2019, o número de e-mails inválidos era maior, de 7%. Os tipos mais comuns de erros de entrega são: bloqueio anti-spam, conta inacessível, caixa cheia e limite de envio para o servidor.
Já em relação aos principais domínios por participação de envio, destacam-se: Gmail.com (54.94%), Hotmail.com (25.32%) e Yahoo.com.br (6.2%). Por média de abertura: iCloud.com (42%), Uol.com.br (36.76%) e Gmail.com (20.87%). Já por média de erros: Terra.com.br (38%), Yahoo.com (27,5%) e Hotmail (9.49%).
“De modo geral, o levantamento destaca a importância de manter os consumidores engajados com a marca, privilegiando estratégias personalizadas. Em outras palavras, ações cada vez mais segmentadas correspondem ao melhor caminho para garantir receita recorrente”, conclui Jonatas Abbott, CEO da Dinamize.