7 principais lições de gestão financeira aprendidas com ‘Shark Tank’

É preciso coragem para entrar no tanque de tubarões, mas antes disso é preciso entender os números do seu negócio

José Carlos Semenzato, Sergio Zimerman, Monique Evelle, João Appolinário, Joel Jota e Carol Paiffer: nova temporada estreia em 3 de outubro (Gustavo Arrais/Sony Channel/Divulgação)

Talvez você já tenha pensado em participar do Shark Tank, ou talvez ter sucesso com seu seu negócio sem ter que se preocupar com a pressão dos tubarões.

Se você sonha em levar o seu negócio ao programa de negociação mais visto em todo mundo, você precisa conhecer a fundo sua empresa.

Os tipos de perguntas que os Sharks fazem aos empreendedores que participam do programa oferecem muitas lições de gestão financeira. As perguntas te ensinam o que é importante nos negócios e o que você precisa saber sobre eles para ter sucesso.

7 importantes lições de negócios do Shark Tank

1. Conheça seus números

Uma das primeiras perguntas que os Sharks costumam fazer é “Quais são as suas vendas?” rapidamente seguido por: “Quanto custa para você ganhar?” e “Por quanto você vende?”.

Outros números importantes frequentemente discutidos pelos Sharks que você deve saber incluem seu lucro líquido, margens de lucro, custos de aquisição de clientes (quanto você gasta para converter ou adquirir cada cliente), custos operacionais/despesas gerais, lucro operacional e participação de mercado – para citar apenas algumas métricas principais.

As métricas mais importantes para o seu sucesso variam dependendo do seu negócio e do setor. No entanto, os Sharks demonstraram repetidamente no Shark Tank que os empreendedores que não conhecem os seus números também não conhecem realmente os seus negócios. 

2. Vendas não significam sucesso

A razão pela qual os Sharks sempre acompanham a questão de quais são suas vendas com a questão de quanto custa é que eles estão tentando determinar as margens e o potencial de lucro da empresa.

Esta lição é vital porque vendas saudáveis ​​muitas vezes podem criar uma ilusão de sucesso em um negócio. Quando você não conhece seus números, muitas vendas podem te levar a acreditar que está indo muito bem.

No entanto, vendas não são o mesmo que lucros. Se você está gastando mais para ganhar cada real que ganha, então você terá prejuízo e sua empresa não sobreviverá por muito tempo. 

3. Seja realista

Esteja você fazendo uma avaliação para o seu negócio ou projetando a receita do próximo ano ao elaborar um orçamento, seja realista. Sim, o otimismo é um ingrediente chave na decisão de todo empreendedor de iniciar um negócio.

Muito otimismo, entretanto, pode ser desastroso. Isso pode levar alguém a supervalorizar sua empresa, o que pode afastar potenciais investidores. Muito otimismo também pode levar os empresários a inflacionar suas projeções de vendas, acabando gastando demais. 

4. Seja único e resolva um problema

Durante suas apresentações, os empreendedores do Shark Tank geralmente demonstram um problema comum e depois explicam como seu produto ou serviço resolve o problema. 

Os Sharks geralmente pedem aos empreendedores que expliquem o que torna seu produto, serviço ou empresa diferente. 

Esteja você vendendo um lanche para satisfazer desejos, um rodo sem gotejamento, entregas ao domicílio ou logotipos comerciais personalizados, há duas lições a aprender aqui: 

Em primeiro, seu produto precisa resolver um problema, um problema que seja comum o suficiente para que você tem numerosos clientes potenciais.

Em segundo lugar, a sua empresa precisa resolver esse problema de uma forma que a diferencie da concorrência (ou seja, de todas as outras empresas que estão atualmente tentando resolver o mesmo problema). 

Resolver um problema lhe dá acesso a um mercado. Resolver esse problema de uma forma exclusivamente atraente proporciona participação de mercado. 

5. Conheça o seu mercado e tenha um plano de distribuição

Agora que você tem um mercado porque resolveu um problema, precisa entender tudo sobre o mercado e ter um plano de distribuição do seu produto ou serviço dentro dele.

Você deve estar bem familiarizado com o tamanho do mercado, a porção do mercado que atualmente está mal atendida ou inexplorada, as porções que seus concorrentes estão atendendo atualmente e se o mercado pode crescer ou está fixo. 

6. Procure dinheiro inteligente

Uma das razões pelas quais tantos empreendedores desejam conseguir um lugar no Shark Tank é que o programa lhes dá a oportunidade de se conectar não apenas com investidores que têm dinheiro, mas com investidores ricos que têm muita experiência e conexões valiosas no setor. 

Se você está pronto para levar seu negócio para o próximo nível e decidir que precisa atrair investidores para ajudá-lo a crescer, então você precisa reconhecer a diferença muito importante entre dinheiro e dinheiro inteligente. O dinheiro puro vem de investidores que o possuem, mas que não possuem experiência ou conexões úteis. O dinheiro inteligente vem de investidores cuja experiência e rede podem se unir ao seu dinheiro para ajudá-lo a expandir seus negócios e, ao mesmo tempo, obter um bom lucro. 

7. As reservas de caixa resolvem muitos problemas

O fluxo de caixa é rei (e enquanto seguimos essa analogia, o fluxo de caixa é rainha).

Você precisa construir uma reserva de caixa. Ter uma reserva de caixa pode proteger sua empresa de muitos problemas potenciais, incluindo:

  • Escassez de fluxo de caixa que leva você a aceitar um mau negócio de um investidor
  • Escassez de fluxo de caixa que impede você de pagar os funcionários em dia
  • Escassez de fluxo de caixa que torna impossível pagar suas contas em dia
  • Escassez de fluxo de caixa que cria problemas na cadeia de suprimentos em sua empresa
  • Ter uma reserva de caixa também aumentará a valorização real da sua empresa, demonstrará sua capacidade de gestão financeira e tornará seu negócio muito mais atraente para potenciais investidores. 

E então você acha que sua empresa está pronta para encarar os “Tubarões” ?

Sobre o Shark Tank Brasil

Versão brasileira do reality show norte-americano com investidores interessados em dar apoio financeiro a grandes ideias de empreendimento. Mas para garantir o investimento necessário, os empreendedores terão que convencer estes verdadeiros “tubarões” dos negócios.

Quem são os Tubarões?

Na oitava edição do programa, o Shark Tank Brasil apresentará ao público novos tubarões no elenco fixo. A empresária, investidora-anjo e escritora Monique Evelle mergulha pela primeira vez no tanque ao lado de Sergio Zimerman, CEO e fundador da rede Petz, que também faz sua estreia no reality.

Revezando a poltrona com ele, Joel Jota, ex-nadador da Seleção Brasileira, empresário e escritor best-seller com mais de cinco milhões de livros vendidos.

Os três se juntam aos veteranos João Appolinário, fundador da Polishop, Carol Paiffer, CEO da ATOM S/A, e José Carlos Semenzato, fundador e presidente do Conselho da SMZTO, completando o painel de Sharks.