O planejamento do orçamento anual de marketing é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer negócio.
Ele permite que você alinhe suas estratégias de marketing com as metas financeiras da empresa, garantindo que cada real investido contribua para o crescimento sustentável.
Definir, no início do ano, como um orçamento de Marketing será gerido ao longo de 12 meses exige planejamento, análise contínua e definição de mensuração de resultados.
Aqui estão cinco dicas essenciais para desenhar seu orçamento anual de marketing de forma eficaz.
1. Avalie o Ano Anterior
Antes de começar a planejar o futuro, é vital olhar para trás e avaliar o desempenho do ano anterior. Analise quais estratégias e campanhas tiveram o melhor desempenho e quais não atenderam às expectativas. Isso ajudará a entender onde você deve alocar mais recursos ou ajustar táticas.
2. Defina Objetivos Claros e Mensuráveis
Seus objetivos de marketing devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (SMART). Definir metas claras ajudará a determinar como o orçamento deve ser distribuído entre diferentes canais e atividades de marketing.
3. Conheça seu Público-Alvo
Entender seu público-alvo é fundamental para alocar seu orçamento de forma eficiente. Invista em pesquisas de mercado para identificar as preferências, comportamentos e canais de comunicação mais eficazes para seu público. Isso garantirá que você esteja investindo em áreas com maior potencial de retorno.
4. Acompanhe as Tendências e Tecnologias
O mundo do marketing está sempre evoluindo, com novas ferramentas e tecnologias surgindo constantemente. Aloque uma parte do seu orçamento para experimentar novas tendências e ferramentas de marketing. Isso não apenas pode oferecer um bom retorno sobre o investimento, mas também manter sua marca relevante e competitiva.
5. Monitore e Ajuste Constantemente
Um orçamento de marketing não é um documento fixo; é um plano vivo que deve ser constantemente revisado e ajustado. Monitore o desempenho de suas campanhas regularmente e esteja pronto para realocar recursos conforme necessário para garantir que seu orçamento esteja sempre alinhado com as metas de marketing da empresa.
Daniel Guinezi, CEO da Uncover, levantou 5 perguntas que todo líder deve questionar antes de desenhar o seu orçamento anual de marketing, a fim de evitar conflitos financeiros. Confira!
5 perguntas para para desenvolver um orçamento anual de marketing
1) Qual é a alocação ideal por etapa do funil?
Há quem diga que o modelo de funil está morto, mas o fato é que ele ainda é muito importante para organizar os investimentos em marketing conforme um objetivo específico. Awareness, consideração e conversão permanecem conceitos relevantes, e cada um têm uma natureza diferente. É preciso, portanto, compreender como essas etapas interagem no curto e no longo-prazo para definir a alocação ideal.
2) Quais canais de mídia estão saturados?
É muito comum vermos até 20% do orçamento sendo desperdiçado com canais de mídia saturados. Isso pode ser melhorado observando a curva de saturação, que relaciona investimento vs. vendas por canal. Nesta curva, os ganhos potenciais e os desperdícios (ou sub investimentos) são revelados.
3) Qual é o retorno incremental dos canais de mídia digital?
A atribuição por last-click é boa para otimizar investimentos no nível granular, por exemplo na análise de campanhas específicas, mas deve ser levada em conta com ressalvas na hora de analisar qual o retorno que cada canal trás. Mais fundamental aqui é ter estimativas precisas de incrementalidade e saturação para cada estratégia de mídia, tendo em vista que incrementalidade é a capacidade do marketing de gerar um aumento nos indicadores-chave de desempenho do negócio em comparação com a venda natural, aquela que independe do marketing.
4) Como serei impactado pelas variáveis de mercado?
Nenhuma empresa existe no vácuo. Isso significa que analisar externalidades e cenários possíveis é obrigatório. Toda empresa pode ser impactada por fatores diversos como desemprego, viradas na macroeconomia, interesse na categoria e concorrência. É fundamental estudar para prever e mitigar o impacto destes fatores na hora de se definir o esforço necessário de investimentos.
5) Quanto crescimento meu budget consegue gerar?
De maneira geral, investimento em mídia representa entre 5% e 40% das vendas totais, a depender do estágio e natureza do negócio. É preciso saber a relação entre volume total investido em marketing vs. previsão de vendas para determinar um montante que viabilize alcançar as metas colocadas.
Todo orçamento deve ser revalidado ao longo do ano para ajustes de rotas, claro. Mas, refletir sobre essas questões no início de cada ciclo previne dores de cabeças futuras e palpites sem embasamento.
Conclusão
Desenhar um orçamento anual de marketing eficaz é um processo que requer análise cuidadosa, planejamento estratégico e monitoramento constante. Ao avaliar o desempenho passado, definir objetivos claros, entender seu público, manter-se atualizado com as tendências e ajustar seu plano regularmente, você pode garantir que seu orçamento de marketing contribua significativamente para o sucesso e crescimento de sua empresa.