Falar em público? Caramba! Só de pensar em falar em público – rotineiramente descrito como um dos maiores (e mais comuns) medos – pode fazer suas mãos suarem.
Mas há muitas maneiras de lidar com essa ansiedade e aprender a fazer um discurso memorável.
Neste artigo vamos abordar algumas técnicas de oratória, para palestrantes acalmarem os nervos e fazerem discursos memoráveis.
1. O nervosismo é normal. Pratique e prepare-se!
Todas as pessoas sentem algumas reações fisiológicas, como corações acelerados e mãos trêmulas. Não associe esses sentimentos à sensação de que você terá um desempenho ruim ou fará papel de bobo. Tire proveito desse nervosismo. A adrenalina que te faz suar também te deixa mais alerta e pronto para dar o seu melhor desempenho.
A melhor maneira de superar a ansiedade é se preparar, se preparar e se preparar um pouco mais. Reserve um tempo para revisar suas anotações várias vezes. Depois de se sentir confortável com o material, pratique bastante. Grave você mesmo ou peça a um amigo para criticar seu desempenho.
2. Conheça o seu público. Seu discurso é sobre eles, não sobre você.
Antes de começar a elaborar sua mensagem, considere a quem ela se destina. Aprenda o máximo que puder sobre seus ouvintes. Isso o ajudará a determinar sua escolha de palavras, nível de informação, padrão de organização e declaração motivacional.
3. Organize seu material da maneira mais eficaz para atingir seu objetivo.
Crie a estrutura para o seu discurso. Anote o tema, propósito geral, propósito específico, ideia central e pontos principais. Certifique-se de chamar a atenção do público nos primeiros 30 segundos.
4. Fique atento ao feedback e adapte-se a ele.
Mantenha o foco no público. Avalie as reações deles, ajuste sua mensagem e seja flexível. Fazer um discurso enlatado garantirá que você perca a atenção ou confunda até mesmo os ouvintes mais dedicados.
5. Deixe sua personalidade transparecer.
Seja você mesmo, não se torne um falante – em qualquer tipo de comunicação. Você estabelecerá maior credibilidade se sua personalidade brilhar, e seu público confiará no que você tem a dizer se puder vê-lo como uma pessoa real.
6. Use humor, conte histórias e use uma linguagem eficaz.
Injete uma anedota engraçada em sua apresentação e certamente chamará a atenção do público. O público geralmente gosta de um toque pessoal em um discurso. Uma história pode fornecer isso.
7. Não leia a menos que seja necessário. Trabalhe a partir de um esboço.
Ler um roteiro ou slide quebra a conexão interpessoal. Ao manter contato visual com o público, você mantém o foco em você mesmo e na sua mensagem. Um breve esboço pode servir para refrescar sua memória e mantê-lo concentrado na tarefa.
8. Use sua voz e mãos de maneira eficaz. Omita gestos nervosos.
A comunicação não-verbal transmite a maior parte da mensagem. Uma boa apresentação não chama a atenção, mas transmite as ideias do orador de forma clara e sem distrações.
9. Chame a atenção no início e feche com um final dinâmico.
Você gosta de ouvir um discurso que começa com “Hoje vou falar com você sobre X”? A maioria das pessoas não. Em vez disso, use uma estatística surpreendente, uma anedota interessante ou uma citação concisa. Conclua seu discurso com um resumo e uma declaração forte que seu público certamente lembrará.
10. Use recursos audiovisuais com sabedoria.
Muitos podem quebrar a conexão direta com o público, portanto, use-os com moderação. Eles devem aprimorar ou esclarecer seu conteúdo, ou capturar e manter a atenção do seu público.